sexta, 26 de abril de 2024
BALANÇO

ALEMS articulou projetos para preservar empregos e salvar vidas

15 julho 2021 - 11h15Por ALEMS

Retomar o crescimento de setores produtivos da economia e auxiliar os municípios que passam por situação calamitosa foram os temas centrais da agenda da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) no primeiro semestre ano de 2021. Durante a sessão ordinária desta quinta-feira (15), o presidente da Casa de Leis, Paulo Corrêa (PSDB), apresentou o balanço dos trabalhos legislativos e destacou o empenho dos parlamentares na aprovação de matérias importantes para o Mato Grosso do Sul.

No primeiro seis meses deste ano tramitaram o total de 327 projetos. Os deputados apresentaram 2.886 indicações, 1.464 moções, 144 requerimentos, 32 emendas e 5.403 ofícios. Foram 69 sessões, 200 votações realizadas em plenário e 106 publicações do Diário Oficial do Legislativo. “A Assembleia Legislativa funcionou durante toda a pandemia, não deixamos nenhuma pendência para o segundo semestre. Obedecemos à ciência e, se confirmada a projeção de 80% dos sul-mato-grossenses vacinados em agosto, voltaremos a abrir a Casa ao público e retornaremos com as sessões presenciais”, afirmou.

De acordo com Corrêa, os deputados desempenharam papel importante na aprovação de projetos para retomada do crescimento do Estado e voltados à população mais carente. Como a Lei 5.639/2021, em vigor, que instituiu o programa Mais Social, que está beneficiando 100 mil famílias em situação de pobreza ou extrema pobreza com créditos mensais de R$ 200 a serem usados na compra de alimentos e produtos de higiene pessoal.

E também as Leis 5.687, 5.688 e 5.689, que criaram, respectivamente, os programas “Incentiva+MS Turismo”, “MS Cultura Cidadã” e “+Crédito MS”. São R$ 763 milhões para atender o comércio, operadores turísticos, bares, restaurantes, lanchonetes, casas de chá e sucos, ambulantes de alimentação, organizadores de eventos, artistas, agências de viagens, entre outros. Os benefícios abrangem três eixos: auxílio financeiro, medidas fiscais e microcrédito orientado. 

Já o Projeto de Decreto Legislativo 44/2021, da Mesa Diretora, autoriza o Poder Executivo a conceder isenção de IPVA, relativo ao exercício de 2022, bem como isenção e redução de base de cálculo do ICMS, foi aprovado por unanimidade pelos parlamentares e segue para a sanção do governador Reinaldo Azambuja.

A isenção do IPVA atende confeitarias, docerias, sorveterias, café, bares, botequins, casa de lanches, choperias, cervejarias, wisquerias, boates, restaurantes, pizzarias, churrascarias, buffet, cantinas, agências de turismo, hotéis, pensões, operadores turísticos e outros serviços de alimentação.

Já a isenção de ICMS atinge bares, restaurante, estabelecimentos similares, empresas preparadoras de refeições coletivas, optantes pelo regime de pagamento previsto no Simples Nacional, em relação às receitas decorrentes de fornecimento e/ou saída de refeições, ocorridos no período de 1º de março de 2021 a 31 de dezembro de 2022.

O Executivo também poderá conceder a redução de base de cálculo do imposto, de forma que a carga tributária resulte em um percentual de 2%, no fornecimento de refeição promovido pelos estabelecimentos de bares e restaurantes não abrangidos pela isenção do ICMS.

Na pandemia causada pelo coronavírus, a ALEMS também cumpriu papel fundamental no auxílio aos municípios. Vários prefeitos solicitaram a prorrogação do Decreto de calamidade pública e a Mesa Diretora fez a homologação da medida.

Deixe seu Comentário

Leia Também

ECONOMIA

Cesta básica nacional terá 15 alimentos com imposto zerado

SAÚDE

SUS terá sala de acolhimento para mulheres vítimas de violência

ECONOMIA

Reforma propõe devolução de 50% em luz, água e gás a mais pobres

SAÚDE

Brasil tem quase 4 milhões de casos prováveis de dengue