sábado, 27 de abril de 2024
LEI

ALEMS institui Plano de Previdência Facultativo, Contributivo e Complementar

20 dezembro 2023 - 09h00Por ALE-MS

O presidente do Parlamento Estadual, deputado Gerson Claro (PP), promulgou a Lei 6.161 de 2023, que institui o Plano de Previdência Facultativo, Contributivo e Complementar, no âmbito da Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso do Sul (ALEMS). A nova norma foi publicada no Diário Oficial desta quarta-feira (20).

O Plano de Previdência, estabelecido pela lei, tem caráter facultativo, contributivo e complementar em relação aos benefícios assegurados pelo Regime de Previdência ao qual o agente político esteja obrigatoriamente vinculado. Ele poderá ser gerido por entidade privada própria ou multipatrocinada, com a observância de critérios que preservem o equilíbrio financeiro e atuarial, assegurando o financiamento por meio de capitalização, bem como estabelecendo as hipóteses de desligamento, resgate e aporte.

Serão assegurados os seguintes benefícios aos participantes e seus dependentes: renda mensal de aposentadoria voluntária; renda mensal de aposentadoria por invalidez permanente; renda mensal de pensão por morte. A lei apresenta os critérios para cálculo dos benefícios, as opções de aquisição proporcional e regras para eventos de risco.

Gerson Claro destacou a necessidade de criar um regime previdenciário complementar devido à exclusão dos agentes políticos do Regime Próprio de Previdência Social. Além disso, a regra se alinha com decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que reconheceu a constitucionalidade da iniciativa.

Deixe seu Comentário

Leia Também

FRONTEIRA

Adolescente desaparecida é localizada em menos de 24h

JUSTIÇA

Justiça restabelece resolução do CFM que proíbe assistolia fetal

DOURADOS

Após perseguição policial, veículo carregado com mais de 300 quilos de maconha capota na MS-156

DETRAN

servidora é intérprete de Libras e coloca em prática 26 anos de experiência