sexta, 26 de abril de 2024
ORDEM DO DIA

Aprovada carteira digital aos beneficiários do transporte rodoviário

14 setembro 2021 - 11h45Por ALEMS

Os deputados estaduais da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) apreciaram seis matérias durante a sessão plenária mista desta terça-feira (14), na Ordem do Dia. Em segunda discussão, foi aprovado por unanimidade o Projeto de Lei 104/2021, e autoria do deputado Renato Câmara (MDB), que acrescenta os parágrafos 5º e 6º ao artigo 4º da Lei 4.086, de 20 de setembro de 2011, que dispõe sobre a concessão de gratuidade e ou de desconto no Sistema de Transporte Rodoviário Intermunicipal de Passageiros do Estado de Mato Grosso do Sul, em benefício das pessoas idosas e ou com deficiência. 

Na prática, o projeto disponibiliza a Carteira de Identificação de forma digital gratuitamente, quando houver interesse por parte do beneficiário, com foto e validade independentemente da apresentação de outro documento, e segue à redação final, sua última votação em plenário.

Primeira discussão

Em primeira discussão foi aprovado o Projeto de lei 59/2021, de autoria do deputado Antonio Vaz (Republicanos), que institui a Campanha Jovem Doador. A campanha consiste no incentivo à doação de sangue e medula óssea, para aumentar o estoque e atender ao grande aumento da demanda durante o período de férias, e festas de fim de ano. O projeto será debatido e votado em segunda discussão.

Duas matérias de autoria do Poder Executivo foram aprovadas em primeira discussão, ambas serão analisadas em segunda votação. O Projeto de Lei 243/2021, que autoriza o Estado de Mato Grosso do Sul a doar, com encargos, aos parceleiros do assentamento Carlos Roberto Soares de Mello, os imóveis que especifica, no Município de Sonora-MS; e o Projeto de Lei 247/2021, que institui o Programa Cidadania Viva, em Mato Grosso do Sul, para os fins que especifica, e dá outras providências.

Discussão única

Aprovados também em discussão única dois projetos de resolução de autoria do deputado Renato Câmara. O 26/2021 e o 27/2021 que concedem a Comenda do Mérito Legislativo. As matérias seguem à promulgação pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul.

Tramitação

Foi aprovada por acordo de líderes a inclusão na pauta da Comissão de Constituição de Justiça e Redação (CCJR), para dar celeridade à tramitação dos projetos entregues nesta manhã (14), pelo Governador do Estado, Reinaldo Azambuja (PSDB) em reunião com os deputados estaduais e o presidente da ALEMS, deputado Paulo Corrêa (PSDB). Saiba mais, clicando aqui.

Serviço

As sessões plenárias acontecem nas terças, quartas e quintas-feiras, a partir das 9h, sendo conduzidas do Plenário Deputado Júlio Maia e transmitidas ao vivo nos canais oficiais de comunicação da Casa de Leis - canal 9 da Claro Net TV, TV ALEMS, Youtube, Facebook, Rádio ALEMS e aplicativo Assembleia MS - (Android/iOS). 

Deixe seu Comentário

Leia Também

ECONOMIA

Cesta básica nacional terá 15 alimentos com imposto zerado

SAÚDE

SUS terá sala de acolhimento para mulheres vítimas de violência

ECONOMIA

Reforma propõe devolução de 50% em luz, água e gás a mais pobres

SAÚDE

Brasil tem quase 4 milhões de casos prováveis de dengue