segunda, 29 de abril de 2024
TRABALHADOR

Bolsonaro critica emenda que expropria propriedade com trabalho escravo

31 julho 2019 - 10h00Por G1

O presidente Jair Bolsonaro criticou nesta terça-feira, dia 30 de julho, a emenda constitucional que pune com expropriação a propriedade rural que pratica trabalho escravo.

Ele fez o comentário durante discurso em cerimônia de anúncio da revisão de 36 normas que tratam das regras de proteção da saúde e da segurança de trabalhadores.

A emenda constitucional número 81, de 2014, que alterou o artigo 243 da Constituição, diz o seguinte: "As propriedades rurais e urbanas de qualquer região do País onde forem localizadas culturas ilegais de plantas psicotrópicas ou a exploração de trabalho escravo na forma da lei serão expropriadas e destinadas à reforma agrária e a programas de habitação popular, sem qualquer indenização ao proprietário e sem prejuízo de outras sanções previstas em lei".

Segundo Bolsonaro, 'ninguém é a favor de trabalho escravo'. Mas, dirigindo-se ao ministro Ives Gandra, do Tribunal Superior do Trabalho (TST), que estava na plateia, afirmou: "Alguns colegas de vossa excelência entendem que o trabalho análogo à escravidão também é escravo. E pau neles".

O presidente criticou a possibilidade de, com base na lei, uma família dona de propriedade rural que ofereça aos trabalhadores "[pequena] espessura do colchão, recinto com ventilação inadequada, roupa de cama rasgada, copo desbeiçado, entre outras 200 especificações", vir a perder a fazenda.

"Esse cidadão vai perder a fazenda. Vão ele, netos e bisnetos para a rua, se não for para a cadeia. Quem tem coragem de investir num país como esse? Ninguém", declarou.

Uma lei de dezembro de 2003 estabelece "reclusão, de dois a oito anos, e multa, além da pena correspondente à violência" para quem "reduzir alguém a condição análoga à de escravo, quer submetendo-o a trabalhos forçados ou a jornada exaustiva, quer sujeitando-o a condições degradantes de trabalho, quer restringindo, por qualquer meio, sua locomoção em razão de dívida contraída com o empregador ou preposto".

No discurso, o presidente defendeu uma "definição clara" de trabalho escravo na Constituição ou a retirada do dispositivo da Constituição para aprovação de uma lei complementar. Para ele, pelas leis, o país estava "se aproximando do socialismo e do comunismo".

Como a escravidão foi oficialmente abolida em maio de 1888, com a edição da Lei Áurea, a expressão "trabalho análogo à escravidão" é usada para designar situações degradantes, semelhantes às do trabalho na escravidão.

"Quem sabe, parlamentares, uma definição clara até na própria Constituição do que é trabalho escravo? Botar na Constituição ou retirar e levar para lei complementar se faça necessário. Porque o Estado que estávamos construindo até há pouco tempo era o Estado totalitário, o Estado socialista e, pelas leis, nós estávamos cada vez mais nos aproximando do socialismo e do comunismo, onde o Estado mandava em tudo e em todos", declarou.

Em entrevista após a cerimônia, o presidente voltou a falar do assunto. Disse que a "linha divisória do trabalho análogo ao escravo é muito tênue".

Segundo ele, o empregador necessita de uma garantia para que as condições de trabalho que oferece ao funcionário não sejam classificadas como análogas às de escravidão.

"O trabalhador, o empregador, tem que ter essa garantia. Não quer maldade para o seu funcionário nem quer escravizá-lo. Isso não existe. Pode ser que exista na cabeça de uma minoria insignificante, aí tem que ser combatido. Mas deixar com essa dúvida quem está empregando, se é análogo ou não é. Você leva o terror para o produtor", afirmou.

Deixe seu Comentário

Leia Também

POLÍTICA

Prazo para tirar título eleitoral termina em 8 de maio

ECONOMIA

Governo vai insistir em Programa Juros por Educação, diz Tesouro

SAÚDE

Comissão aprova projeto que garante tratamento de dependentes químicos presos

GERAL

Concurso selecionará profissionais de TI para contrato temporário