sexta, 03 de maio de 2024

Câmara Federal aprova expropriação da terra para trabalho escravo

23 maio 2012 - 07h55Por Agência Efe
A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do Trabalho Escravo, que prevê a expropriação de terras ou imóveis que utilizem mão de obra em condições análogas à escravidão.

O projeto de lei foi aprovado pelo plenário da Câmara por 360 votos a favor, 52 a mais que os necessários, enquanto 29 deputados votaram contra e 25 se abstiveram. O texto será agora enviado ao Senado para uma nova votação antes de virar lei.

Um dos pontos mais significativos do projeto é o que estabelece que as propriedades rurais ou urbanas onde os fiscais do governo encontrarem trabalhadores em regime análogo à escravidão serão expropriadas sem indenização.

Os bens expropriados serão destinados à reforma agrária, caso se tratem de terras rurais, e a programas de habitação social, caso sejam em ambientes urbanos.

Esta pena se somará às sanções econômicas e penais contempladas na legislação vigente.

Segundo a Comissão de Direitos Humanos da Câmara, mais de 40 mil pessoas que trabalhavam em condições análogas à escravidão no Brasil foram liberadas nos últimos 16 anos.

No mês passado, o presidente da Comissão, deputado federal Domingos Dutra (PT-MA), disse que, entre 1995 e 2011, as autoridades fizeram 3.165 inspeções em estabelecimentos onde encontraram 41.451 pessoas trabalhando em condições de escravidão.

Durante o debate parlamentar, vários deputados expressaram desejo de que o Parlamento aprove uma lei que defina o trabalho escravo e regulamente os trâmites legais da expropriação. O projeto de lei conta com o apoio de movimentos sociais, ONGs de defesa dos direitos humanos e centrais sindicais.

No início de mês, o Congresso recebeu documentos com a assinatura de 60 mil pessoas favoráveis à aprovação de leis mais duras contra o trabalho escravo.

Deixe seu Comentário

Leia Também

SAÚDE

Internações e mortes por influenza e vírus sincicial aumentam no país

EDUCAÇÃO

MEC criará protocolos para combater racismo em escolas

GERAL

Candidato poderá apresentar documento digital no concurso unificado

SAÚDE

Comissão de Saúde debate adoção de prontuário eletrônico único no SUS