domingo, 28 de abril de 2024

CCJ vota fim de coligação em eleições proporcionais

CCJ vota fim de coligação em eleições proporcionais

05 junho 2012 - 14h56
Agência Brasil

As coligações partidárias poderão ser proibidas nas eleições proporcionais. É o que prevê a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 40/2011, que a CCJ (Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania) vai analisar nesta quarta-feira (6), a partir das 10h.

A PEC, do senador José Sarney (PMDB-AP), tramita em conjunto com a PEC 29/2007, do senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE), por tratar do mesmo assunto.

Pela proposta, somente serão admitidas coligações nas eleições majoritárias – para senador, prefeito, governador e presidente da República.

Ficaria assim, proibida a coligação nas eleições proporcionais, em que são eleitos os vereadores e os deputados estaduais, distritais e federais. Por esse sistema, o total de votos válidos é dividido pelo número de vagas em disputa. O resultado é o quociente eleitoral, ou o número de votos correspondentes a cada cadeira.

Na justificativa do projeto, Sarney diz que as coligações nas eleições proporcionais costumam ser passageiras, visando apenas a aumentar o tempo de exposição dos partidos maiores nas propagandas eleitorais das rádios e das TVs.

Sarney ainda argumenta que o voto dado a um candidato pode terminar ajudando a eleger outro candidato de outro partido que não tem o apoio do eleitor. A matéria conta com o apoio do relator, senador Valdir Raupp (PMDB-RO).

Combate à exploração infantil

Na mesma sessão, a CCJ vai examinar o projeto de lei do Senado (PLS) 495/2011, de autoria do senador Renan Calheiros (PMDB-AL). O projeto propõe a ampliação do combate à exploração sexual de crianças e adolescentes, atingindo, inclusive, quem incentiva a prática pela internet.

A matéria tem o apoio do relator, senador Eunício Oliveira (PMDB-CE), e tramita em caráter terminativo.

Deixe seu Comentário

Leia Também

FRONTEIRA

Adolescente desaparecida é localizada em menos de 24h

JUSTIÇA

Justiça restabelece resolução do CFM que proíbe assistolia fetal

DOURADOS

Após perseguição policial, veículo carregado com mais de 300 quilos de maconha capota na MS-156

DETRAN

servidora é intérprete de Libras e coloca em prática 26 anos de experiência