quinta, 25 de abril de 2024
MS

Com foco em inteligência e desenvolvimento, Fórum discute a segurança na fronteira

19 agosto 2019 - 08h00Por Governo MS

O 2º Fórum Permanente de Segurança na Fronteira, promovido pela Comissão de Segurança Pública (CSP) da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), e Associação Comercial e Industrial de Campo Grande (ACICG), com apoio do Governo do Estado, será realizado na próxima quinta-feira (22.8), com entrada gratuita.

O objetivo do evento é debater a situação de fronteira e assuntos de interesse da Segurança Pública do Estado, além de promover a integração entre as forças de segurança, sociedade civil e entidades da área, na busca de soluções aos problemas existentes.

Serão ao todo cinco painéis que terão como debatedores: o ministro de Fronteiras de Portugal, Carlos Alberto Matos Moreira; ministro Arnaldo Giussio, da Secretaria Antidrogas do Paraguai; consultor da Organização das Nações Unidas (ONU), general Carlos Alberto dos Santos Cruz; superintendente Regional da Polícia Federal em Mato Grosso do Sul, Cléo Matusiak Mazzotti; superintendente Regional da Polícia Rodoviária Federal no MS, Luiz Alexandre Gomes da Silva e o delegado da Receita Federal no Estado, Edson Ishikawa.

Presidente da CSP, a advogada Cláudia Paniago, cita que o Fórum se destina a discutir temas importantes para a segurança pública em MS, especialmente na faixa de fronteira. “Busca trazer novas perspectivas para a situação, com foco em soluções, notadamente aquelas relacionadas a inteligência e desenvolvimento. Além disso, visa partilhar experiências com a participação de autoridades de Portugal e do Paraguai”.

A Vice-presidente da Comissão, Isabela Saldanha, destaca que “é impossível resolver o problema de segurança pública no Brasil sem considerar a nossa fronteira”.

Para o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Antonio Carlos Vidiera, esse é evento para discutir a situação da fronteira é de extrema importância, pois é uma forma de otimizar investimentos e reduzir custos. “A maioria das ações realizadas em Mato Grosso do Sul pelas forças de segurança produzem resultados muito além das nossas divisas, principalmente em relação aos crimes transfronteiriços e o sistema penitenciário, que possui uma das maiores taxas de encarceramento do país”, pontuou.

Videira ainda falou da programação do evento, que tem como um dos participantes o general Carlos Alberto dos Santos Cruz, que já ocupou a função de Secretário Nacional de Segurança Pública e atualmente é Consultor da Organização das Nações Unidas (ONU). “Um oficial de elite que conhece a realidade da fronteira”, completou.

De acordo com o Presidente da Associação Comercial e Industrial de Campo Grande (ACICG), João Carlos Polidoro, problemas das fronteiras de MS afetam todo o País e medidas de combate são imprescindíveis. “É necessário que façamos nossa contribuição, imediatamente, na busca de soluções para essa situação. Assim como toda a sociedade, os setores de comércio, indústria e serviços sofrem com a criminalidade, o contrabando e o descaminho. Portanto, para combater os problemas de segurança na fronteira e mitigá-los ao máximo, estamos junto com a OAB/MS realizando esse fórum para debater nacionalmente essa questão”, destaca.

O Fórum Permanente de Segurança na Fronteira começa às 7h30 do dia 22, no Auditório da Universidade Estadual de MS (UEMS), que fica na Avenida Dom Antônio Barbosa, 4155 – (Rod. MS-080), em Campo Grande, e conta com a realização da Escola Superior de Advocacia (ESA) e da Caixa de Assistência dos Advogados (CAA). Tem o apoio do Governo do Estado, Associação dos Diplomados na Escola Superior de Guerra (ADESG), Fundação de Cultura de MS, UEMS, Clube Estoril e rede de supermercados Comper.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

ECONOMIA

Cesta básica nacional terá 15 alimentos com imposto zerado

SAÚDE

SUS terá sala de acolhimento para mulheres vítimas de violência

ECONOMIA

Reforma propõe devolução de 50% em luz, água e gás a mais pobres

SAÚDE

Brasil tem quase 4 milhões de casos prováveis de dengue