sexta, 26 de abril de 2024
LEGISLATIVO

Deputados devem votar seis projetos na última sessão ordinária do mês de maio

27 maio 2021 - 09h45Por ALEMS

Os deputados estaduais da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) devem apreciar seis projetos durante a Ordem do Dia desta quinta-feira (27). A sessão ordinária tem início a partir das 9h e pode ser acompanhada ao vivo pelo canal 9 da Claro Net TV, TV ALEMS, Youtube, Facebook, Rádio ALEMS e aplicativo Assembleia MS (Android/iOS).

2ª discussão

O Projeto de Lei 36/2021, do deputado Jamilson Name (Sem Partido), altera a redação da Lei 5.633/2021, que dispõe sobre a divulgação da proibição de exploração de trabalho infantil, mediante a afixação de cartazes, nos locais que menciona. A proposta conta com parecer favorável da Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia.

Apresentado pelo deputado Barbosinha (DEM), o Projeto de Lei 296/2019 dispõe sobre a possibilidade de os órgãos de segurança pública alienarem, por venda direta a seus integrantes, as armas de fogo por eles utilizadas quando em serviço ativo, por ocasião de aposentadoria ou transferência para a inatividade. A Comissão de Segurança Pública e Defesa Social emitiu parecer favorável à proposta.

Também estão previstas duas matérias encaminhadas pelo Poder Executivo. O Projeto de Lei 216/2020 altera a redação da Lei 3.150/2005 a fim de prorrogar o prazo para o governo apresentar projeto de lei complementar dispondo sobre regras e incentivos referentes à migração ao Regime de Previdência Complementar. Os pareceres da Comissão de Serviço Público, Obras, Transporte, Infraestrutura e Administração e da Comissão de Orçamento foram favoráveis.

Já o Projeto de Lei 73/2021 altera a redação da Lei 3.823/2009 para que Mato Grosso do Sul cumpra diversas ações relativas à saúde animal. O objetivo da mudança na lei é promover rapidez e direcionamento dos recursos originados de notificações para ações previstas no Plano Estratégico do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção de Febre Aftosa (PNEFA). A Comissão de Finanças e Orçamento e a Comissão de Agricultura, Pecuária e Políticas Rural, Agrária e Pesqueira emitiram pareceres favoráveis ao projeto.

1ª discussão

Duas matérias estão pautadas para primeira discussão e ambas contam com pareceres favoráveis da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR). O Projeto de Resolução 8/2021, do deputado Renato Câmara (MDB), institui a medalha e o diploma de Honra ao Mérito Legislativo em comemoração ao Dia do Engenheiro Agrimensor.

O Projeto de Lei 111/2021, proposto pelo deputado Felipe Orro (PSDB), altera dispositivo da Lei 1.810/1997, que institui o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). O objetivo é vedar a retenção ou apreensão de veículo no caso de inadimplemento do imposto.

Deixe seu Comentário

Leia Também

ECONOMIA

Cesta básica nacional terá 15 alimentos com imposto zerado

SAÚDE

SUS terá sala de acolhimento para mulheres vítimas de violência

ECONOMIA

Reforma propõe devolução de 50% em luz, água e gás a mais pobres

SAÚDE

Brasil tem quase 4 milhões de casos prováveis de dengue