sexta, 26 de abril de 2024
ORDEM DO DIA

Essencialidade de restaurantes nas pandemias vai a redação final

18 agosto 2021 - 11h30Por ALEMS

Os deputados da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) apreciaram cinco matérias, durante a Ordem do Dia desta quarta-feira (18). Em segunda discussão foi aprovado o Projeto de Lei 170/2021, de autoria do deputado Capitão Contar (PSL), que reconhece o comércio de alimentos, realizados por restaurantes em geral, como essencial para a população de Mato Grosso do Sul, em tempos de crises ocasionadas por moléstias contagiosas. A matéria será agora votada em Redação Final, última análise em plenário.

Capitão Contar defendeu o projeto de lei. “Felizmente os índices de contágio e mortalidade causados pelo coronavírus estão em queda, a vacinação avança e a cada dia nos aproximamos mais do retorno à normalidade plena, embora pareça uma medida tardia, a aprovação da matéria continua sendo de extrema importância para o segmento de restaurantes pois irá  assegurar a essencialidade no caso de uma futura moléstia, tomara que isso nunca ocorra”, disse.

Também aprovado em segunda discussão o Projeto de Lei 144/2021 que altera a nomenclatura de alguns cargos em comissão, dando nova redação à Lei 4.090/2011, que dispõe sobre o Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos dos servidores da ALEMS. As mudanças propostas não criam nem extinguem cargos, nem alteram a remuneração. Também especificado no texto do projeto as atividades a serem realizadas pelos respectivos ocupantes dos cargos. A matéria segue agora à redação final, sua última votação em plenário.

Por fim, os deputados aprovaram em segunda discussão o Projeto de Lei 102/2021, de autoria de Marçal Filho (PSDB), que institui e inclui o Dia da Bíblia no Calendário Oficial de Eventos do Estado de Mato Grosso do Sul. A matéria segue à sanção.

O deputado Marçal Filho agradeceu a aprovação da matéria que institui o Dia da Bíblia no Estado. “Nós temos datas comemorativas, o dia da Bíblia é para que seja estimulada a leitura do o livro dos livros, e tudo que está lá serve de lição para todos nós, e está acontecendo. Agradeço os votos favoráveis”, declarou.

1ª discussão

Duas matérias foram aprovadas em primeira discussão nesta manhã. De autoria do deputado Amarildo Cruz (PT), foi aprovado o Projeto de Lei 190/2021, que reconhece como atividade essencial as feiras livres que todo o Estado. A matéria segue à segunda discussão e votação.

Amarildo Cruz (PT) considera essencial o projeto que tem efeitos e abrangência em todo o Estado. “Fortalece a manutenção da atividade em todos os municípios, tem amparo para isso, e deixa um arcabouço legal em nosso Estado, com proteção jurídica e manutenção desta atividade tão essencial,  porque a história mostra que ainda podem haver outras pandemias”, concluiu.

O Projeto de Lei 225/2021, de autoria do Poder Executivo também foi aprovado. A proposta autoriza o Executivo a alienar, por venda direta a particular, um armazém convencional em estrutura metálica, integrado por construções e equipamentos, de propriedade do Estado de Mato Grosso do Sul.O objetivo é regularizar a propriedade do armazém edificado pela extinta Empresa de Serviços Agropecuários de Mato Grosso do Sul (Agrosul), em terreno de propriedade particular, no município de Laguna Carapã. A matéria será analisada em segunda discussão e votação.

Serviço

As sessões plenárias mistas são realizadas às terças, quartas e quintas-feiras, a partir das 9h. São transmitidas ao vivo pelo canais oficiais de comunicação da Casa de Leis: canal 9 da Claro Net TV, TV ALEMS, Youtube, Facebook, Rádio ALEMS e aplicativo Assembleia MS (Android/iOS).

Deixe seu Comentário

Leia Também

ECONOMIA

Cesta básica nacional terá 15 alimentos com imposto zerado

SAÚDE

SUS terá sala de acolhimento para mulheres vítimas de violência

ECONOMIA

Reforma propõe devolução de 50% em luz, água e gás a mais pobres

SAÚDE

Brasil tem quase 4 milhões de casos prováveis de dengue