sexta, 26 de abril de 2024

Marçal homenageia domésticas em duscurso na Câmara

Marçal homenageia domésticas em duscurso na Câmara

30 abril 2012 - 14h50
Divulgação


O deputado federal Marçal Filho (PMDB) ocupou a tribuna da Câmara Federal na semana passada e lembrou o Dia Mundial do Trabalhador Doméstico, em homenagem a essa categoria profissional que é indispensável em todos os setores da sociedade brasileira. “A maioria dos problemas cotidianos dos lares onde trabalham é resolvida justamente pela empregada doméstica, permitindo que seus patrões tenham tranquilidade para desenvolver suas atividades profissionais, ademais, é a doméstica que garante toda harmonia da residência e hoje seria impossível para qualquer família moderna sobreviver sem essa profissional”, enfatizou Marçal Filho.

Marçal Filho também falou sobre a importância da categoria para o dia-a-dia de boa parte dos lares brasileiros. “Ter esse tipo de mão-de-obra hoje, diferente de anos atrás, não é um luxo, mas sim uma necessidade” argumentou o deputado.

O parlamentar que é presidente da Comissão Especial por Direitos Trabalhistas Igualitários aos Empregados Domésticos na Câmara dos Deputados, lembrou que esta que é umas das profissões mais antigas conhecidas, ainda não teve a valorização merecida “A empregada doméstica é o único profissional que não tem todos os direitos trabalhistas assegurados por Lei”, enfatizou.

Marçal lembra que a OIT (Organização Internacional do Trabalho) editou, em junho do ano passado, durante a 100ª Conferência Internacional do Trabalho, em Genebra, na Suíça, uma Convenção que conferiu aos domésticos os mesmos direitos que usufruem os profissionais de outros segmentos, sobretudo estabelecendo parâmetros para a segurança social e para a concessão de direitos trabalhistas básicos desses trabalhadores. “Falta agora ao governo brasileiro aceitar que a profissão de emprega doméstica tem que ser valorizada como qualquer outro tipo de trabalho digno e honesto, além do que, no nosso país essas profissionais são responsáveis muitas vezes, pelo sutento de si, de seus filhos e de sua família”, concluiu Marçal.

Deixe seu Comentário

Leia Também

ECONOMIA

Cesta básica nacional terá 15 alimentos com imposto zerado

SAÚDE

SUS terá sala de acolhimento para mulheres vítimas de violência

ECONOMIA

Reforma propõe devolução de 50% em luz, água e gás a mais pobres

SAÚDE

Brasil tem quase 4 milhões de casos prováveis de dengue