sexta, 26 de abril de 2024
LEGISLATIVO DE MS

Pautadas cinco matérias para apreciação na Ordem do Dia desta terça-feira

17 agosto 2021 - 09h30Por ALEMS

Na primeira sessão plenária mista da semana, que será realizada nesta terça-feira (17), os deputados estaduais da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) devem analisar cinco matérias, sendo três em primeira discussão, e duas em discussão única. Todas receberam pareceres favoráveis à tramitação emitidos pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR). A reunião plenária começa a partir das 9h, e é transmitida ao vivo pelo canal 9 da Claro Net TV, TV ALEMS, Youtube, Facebook, Rádio ALEMS e aplicativo Assembleia MS (Android/iOS).

Primeira discussão

De autoria do deputado Capitão Contar (PSL), está prevista a votação em primeira discussão do Projeto de Lei 202/2021, que inclui no Calendário Oficial de Eventos do Estado de Mato Grosso do Sul, instituído pela Lei 3.945, de 04 de agosto de 2010, a Festa de Nossa Senhora do Carmo, realizada no Distrito de Forte Coimbra (MS), a ser comemorado, anualmente, no dia 16 de julho.

Também de autoria do deputado Capitão Contar, está na pautado em primeira discussão o Projeto de Lei 212/2020, que altera e acrescenta dispositivos à Lei 4.416 de 16 de outubro de 2013, que dispõe sobre o acesso à informação, no âmbito do Estado de Mato Grosso do Sul, nos termos que especifica, e dá outras providências. A matéria recebeu parecer favorável por unanimidade da CCJR, com a emenda substitutiva integral, e tem a finalidade de incluir procedimentos mais objetivos para tornar mais acessível à sociedade o alcance à informação.

Por fim, deve ser analisado em primeira discussão o Projeto de Lei 210/2021, de autoria do Poder Executivo, que altera a redação e acrescenta dispositivos à Lei 1.102, de 10 de outubro de 1990, nos termos que especifica. Entre as alterações está a mudança da ementa, que passará a ser redigida desta forma: “dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis do Poder Executivo, das Autarquias e das Fundações Públicas do Estado de Mato Grosso do Sul, e dá outras providências". A adequação no termo, mudando de funcionários públicos para servidores públicos acompanha adequação implementada com a  Lei Federal 8.112, de 11 de dezembro de 1990. 

Discussão única

Dois projetos estão previstos em discussão única. Um deles é o Projeto de Lei 207/2021, de autoria do deputado Marcio Fernandes (MDB), que confere ao município de Porto Murtinho o cognome de Portal da Rota Bioceânica. Segundo o autor da matéria, a denominação é um reconhecimento à história e contribuição do município para a economia sul-mato-grossense. Já o Projeto de Resolução 22/2021, de autoria do deputado Barbosinha (DEM), concede Comenda de Mérito Legislativo.

Deixe seu Comentário

Leia Também

CONSUMIDOR

Projeto prevê interrupção imediata de cobrança de serviço não prestado sem motivo

EDUCAÇÃO

Convocação de lista de espera do Fies é prorrogada até 17 de maio

TRABALHO, PREVIDÊNCIA E ASSISTÊNCIA

Projeto aumenta valor de benefício pago a pessoa com deficiência que trabalha

JUSTIÇA

STF tem placar de 3 a 0 para manter derrubada da desoneração da folha