domingo, 28 de abril de 2024
LEGISLATIVO DE MS

Projetos em defesa das mulheres são votados em redação final nesta quarta-feira

13 março 2024 - 07h30Por ALE-MS

Os deputados devem votar, nesta quarta-feira (13), na sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), a redação final de duas propostas que promovem direitos das mulheres. No total, estão pautadas cinco propostas para esta quarta-feira. A sessão tem início às 9h e é aberta para participação de toda sociedade.

Aprovado em segunda discussão na sessão dessa terça-feira (12), o Projeto de Lei 232/2023, de autoria da deputada Mara Caseiro (PSDB), deve voltar ao plenário por ter recebido duas emendas substitutas integrais. A proposta estabelece diretrizes para criação do Programa de Fortalecimento da Saúde Mental e do Enfrentamento à Violência Psicológica entre Mulheres (Wollying) em Mato Grosso do Sul. O projeto também cria a Semana de Enfrentamento ao Wollying, a ser realizada, anualmente, na primeira semana de agosto.

Também deve ter a redação final votada o Projeto de Lei 283/2023, de autoria do deputado Antonio Vaz (Republicanos). A proposta, aprovada em segunda discussão nessa terça-feira. institui a “Semana Emprega + Mulheres”. A campanha objetiva sensibilizar a sociedade sul-mato-grossense quanto à proteção de direitos trabalhistas, principalmente das mulheres, e combater o assédio sexual no ambiente de trabalho.  

Em primeira discussão, deve ser votado o Projeto de Lei 365/2023, da deputada Lia Nogueira (PSDB). A proposição inclui no calendário oficial de eventos de Mato Grosso do Sul a Festa do Aniversário do Distrito de Vila Vargas, a ser comemorado no dia 20 de dezembro de cada ano.

Os deputados também devem votar, em primeira discussão, o Projeto de Lei 19/2024, de autoria do Poder Executivo. A proposta reabilita o Fundo dos Procuradores de Entidades Públicas do Estado de Mato Grosso do Sul (FUPEP/MS) no orçamento do Estado para o exercício de 2024, em complemento ao Plano Plurianual (PPA) do período de 2024 a 2027 e à Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2024.

Está prevista, ainda, a votação, em discussão única, do Projeto de Lei 14/2024. De autoria do Poder Judiciário, a proposta dá o nome de "Desembargador Rubens Bergonzi Bossay” ao edifício do Fórum da comarca de Naviraí.

Serviço

As sessões são realizadas no Plenário Deputado Júlio Maia a partir das 9h, e podem ser acompanhadas presencialmente ou pela transmissão ao vivo dos canais oficiais da Casa de Leis:  TV ALEMS no canal 7.2, sinal aberto, canal 9 da Claro NET TV, ou ainda no link TV ALEMS; Rádio ALEMS FM 105.5, sinal aberto, ou no link Rádio ALEMS

Deixe seu Comentário

Leia Também

FRONTEIRA

Adolescente desaparecida é localizada em menos de 24h

JUSTIÇA

Justiça restabelece resolução do CFM que proíbe assistolia fetal

DOURADOS

Após perseguição policial, veículo carregado com mais de 300 quilos de maconha capota na MS-156

DETRAN

servidora é intérprete de Libras e coloca em prática 26 anos de experiência