quinta, 25 de abril de 2024
LEGISLATIVO

Projetos garantem direitos dos autistas e de cuidadores de pessoas com deficiência

05 maio 2021 - 17h00Por ALEMS

Passaram a tramitar na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), nesta quarta-feira (5), duas propostas apresentadas pelo deputado Neno Razuk (PTB). O Projeto de Lei 119 de 2021 dispõe sobre a prioridade de imunização aos genitores, tutores e cuidadores que auxiliam nos cuidados e bem-estar de pessoas com deficiência e necessidades especiais, no programa de vacinação contra a Covid-19.

“O objetivo é proteger e assegurar, aos responsáveis que cuidam de pessoas com síndromes ou qualquer outra deficiência, a vacinação contra o coronavírus, incluindo-os no grupo prioritário”, explicou Razuk.

O parlamentar alertou para o risco de contaminação dos cuidadores e, consequentemente, das pessoas com deficiência. “As pessoas com deficiência e necessidades especiais possuem alterações imunológicas importantes decorrentes, principalmente, das dificuldades alimentares e de funções de estruturas orgânicas como o trato respiratório e sistema imunológico”, explicou.

Bolsa de estudos para autistas

Já o Projeto de Lei 121 de 2021 dispõe sobre a obrigatoriedade do fornecimento de vagas com bolsas de estudos integrais nas escolas e estabelecimentos de ensino superior da rede privada, para estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Para suporte aos estudantes, a lei prevê que os estabelecimentos possuam, no mínimo, um profissional de pedagogia com comprovação em formação específica para atendimento de crianças e adolescentes com TEA.

“Não podemos nos furtar em garantir os direitos dos portadores do espectro autista e suas famílias em diversos âmbitos da vida, sendo um dos mais importantes a educação”, defendeu o deputado.

Deixe seu Comentário

Leia Também

DIREITOS HUMANOS

Uma em dez famílias enfrenta insegurança alimentar moderada ou grave

EDUCAÇÃO

Sistema nacional reunirá informações sobre violência escolar

EDUCAÇÃO

Estados perdem mais de 180 mil professores concursados em 10 anos

LOTERIA

Mega-Sena sorteia nesta quinta-feira prêmio acumulado em R$ 6 milhões