quarta, 02 de julho de 2025

“Quer fazer média, no meu cangote não”, diz André sobre IPVA parcelado

24 outubro 2011 - 16h50
Campograndenews

O governador André Puccinelli disse há pouco, durante evento de assinatura de contratos do PAC com seis municípios, que vai vetar projeto de parcelamento do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) caso a Assembleia aprove a proposta, apresentada pelo deputado Marquinhos Trad (PMDB. “Quer fazer média? No meu cangote não”, reagiu o governador.

O IPVA já é parcelado em três vezes e o deputado Marquinhos Trad quer ampliar em até seis. A proposta já passou na CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação Final), em votação que surpreendeu a base governista.

Segundo o governador, a proposta é inconstitucional, porque não cabe ao deputado a iniciativa de propor matéria tributária. “É inconstitucional, mesmo que não fosse eu vetaria”, disse o governador. “É muito fácil quem não arrecada dizer como deve gastar”, concluiu.

O projeto de lei aprovado na CCJR prevê parcelamento do IPVA em seis vezes e amplia de 10% para 20% a faixa de desconto para pagamento a vista. A proposta ainda tem que ser aprovada em plenário, mas a base governista já está articulada para rejeitar. Hoje o IPVA pode ser pago em três parcelas ou à vista com desconto de 10%.

Além do desconto na base de cálculo, já existe uma redução de 50% na alíquota de 50%. A alíquota varia de acordo com o modelo e é aplicada sobre o valor atualizado do veículo. Para o governador, não há como prever que o aumento do desconto e ampliação das parcelas vão contribuir para dimin7uir a inadimplência.

Deixe seu Comentário

Leia Também

EDUCAÇÃO

Enem 2025: prazo para recurso de atendimento especial termina amanhã

Envio de documentos deve ser feito pela Página do Participante

GERAL

OMS: uma em cada seis pessoas no mundo é afetada pela solidão

Entre 17% e 21% dos jovens de 13 a 29 anos se sentem solitários

GERAL

Cerca de 11,4 milhões de brasileiros já usaram cocaína ou crack

Pesquisa foi divulgada hoje pela Universidade Federal de São Paulo

ECONOMIA

Plano Safra vai reduzir preços dos alimentos, diz ministro

Programa prevê R$ 89 bilhões para crédito rural