quarta, 08 de maio de 2024
POLÍTICA

Senado aprova formulário de registro de violência doméstica e familiar

Texto segue para sanção presidencial

14 abril 2021 - 09h00Por Agência Brasil

O Senado aprovou hoje (13) um projeto de lei que cria o Formulário Nacional de Avaliação de Risco. Esse formulário é um instrumento de proteção às vítimas de violência doméstica e familiar e  deve ser aplicado no momento do registro da ocorrência de violência contra a mulher. O projeto teve origem na Câmara, onde foi aprovado e seguiu para o Senado. Agora, vai à sanção presidencial.

O formulário é composto por 19 perguntas objetivas e 10 abertas, acompanhado de um gabarito que aponta para três níveis de risco: baixo, médio e elevado. O objetivo é identificar os fatores que indicam o risco de a mulher vir a sofrer qualquer forma de violência no âmbito das relações domésticas para subsidiar a atuação dos órgãos de segurança pública, dentre outros.

Ele deve ser aplicado no primeiro atendimento à mulher por profissionais das áreas da assistência psicossocial, jurídica, segurança, saúde e justiça. O formulário foi pensado com base na experiência de outros países, como Portugal, Austrália, Canadá, Reino Unido e Estados Unidos, e conta com o apoio técnico da União Europeia e do Ministério Público.

“A adoção de um formulário que pode atuar na prevenção da escalada da violência contra a mulher é ainda mais necessária. O modelo contribui para tornar mais eficaz a atuação do poder público, com a identificação célere dos potenciais casos de agravamento da violência”, afirmou a relatora do projeto no Senado, Leila Barros (PSB-DF).

Deixe seu Comentário

Leia Também

EDUCAÇÃO

Inteligência artificial pode ser ferramenta de ensino, mostra estudo

EDUCAÇÃO

Oito em cada dez professores já pensaram em desistir da carreira

SOLIDARIEDADE

Helicóptero de MS ajuda no resgate de crianças e transporte de gestante no Rio Grande do Sul

ECONOMIA

Desemprego de jovens negras é 3 vezes superior ao dos homens brancos