terça, 30 de abril de 2024
SUSTENTABILIDADE

Agência de MS é referência nacional na destinação sustentável de produtos apreendidos

07 março 2024 - 08h00Por Agência de Notícias de MS

A Agência Estadual de Metrologia (AEM-MS), órgão vinculado à Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação) e delegado do Inmetro, realizou no final de fevereiro, a destruição segura de produtos apreendidos, que terão uma destinação ambientalmente adequada, promovendo ainda uma agenda social, ao auxiliar nos trabalhos dos catadores de materiais recicláveis em conformidade com a legislação vigente.

Entre os produtos estão brinquedos, eletrônicos, fios e cabos de alta e baixa tensão, pneus, adaptadores de plugue e tomadas, lâmpadas Led e panelas metálicas, por estarem irregulares quanto ao sistema de avaliação da conformidade ou até mesmo sem a certificação do Inmetro, oferecendo risco ao consumidor.

De acordo com o presidente da Comissão Permanente de Destruição de Produtos Apreendidos – CDPA da AEM/MS, o advogado Airton Edson de Araújo Filho, “É uma honra juntamente com toda a equipe desta comissão, contribuir com este processo, aprimorando os procedimentos, e tornando a destruição cada vez mais segura e responsável, como prevê o legislador”, afirma.

Todo o material foi devidamente descaracterizado, inutilizado ou destruído e entregue à Associação dos Recicladores de Eletroeletrônico de Campo Grande (RECIC.LE), que dá a destinação sustentável e ambientalmente adequada, conforme prevê a legislação. O processo de destruição foi acompanhado pela comissão de servidores da AEM/MS.

O diretor presidente, da AEM/MS, Marcos Derzi, lembra que: “É importante que os consumidores adquiram produtos certificados pelo Inmetro, através do mercado formal e com procedência. Isto porque, os produtos certificados pelo Inmetro, trazem qualidade e segurança para os consumidores, por passarem em ensaios e testes que atendem aos padrões estabelecidos para comercialização e uso”, conclui.

Deixe seu Comentário

Leia Também

POLÍTICA

Prazo para tirar título eleitoral termina em 8 de maio

ECONOMIA

Governo vai insistir em Programa Juros por Educação, diz Tesouro

SAÚDE

Comissão aprova projeto que garante tratamento de dependentes químicos presos

GERAL

Concurso selecionará profissionais de TI para contrato temporário