domingo, 28 de abril de 2024
TEMPO

Calor continua em Mato Grosso do Sul e temperatura pode chegar a 45°C nesta semana

13 novembro 2023 - 07h00Por Agência de Notícias de MS

A onda de calor que atinge Mato Grosso do Sul deve continuar durante esta semana, de acordo com previsão do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima). As temperaturas máximas podem chegar a 45°C em algumas regiões do Estado, com possíveis recordes de temperatura máxima e baixa umidade relativa do ar em 2023.

"Nos últimos dias estamos enfrentando altas temperaturas com valores acima de 40°C e baixo valor de umidade relativa do ar entre 10% e 30% em grande parte do Estado. E a previsão do tempo para a semana indica a continuidade do calor, com tempo estável devido a atuação de calor, ou seja, atuação de massa de ar quente e seca que favorecem as altas temperaturas e os baixos valores de umidade relativa do ar", explicou a meteorologista do Cemtec, Valesca Fernandes.

As altas temperaturas são amplificadas devido a atuação conjunta do El Ninõ. As condições meteorológicas tornam o ambiente propício para a ocorrência de incêndios florestais.

A partir desta segunda-feira (13) até quinta-feira (16), a previsão indica tempo estável com predomínio de sol e variação de nebulosidade devido a atuação da alta pressão atmosférica em médios níveis.

Porém, não estão descartadas pancadas de chuvas e tempestades acompanhadas de raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo, devido ao intenso fluxo de calor e umidade e avanço de cavados, aliado ao aquecimento diurno, com destaque para as regiões Centro-sul e Sudoeste do Estado. A maior probabilidade é de ocorrência entre hoje e quarta-feira (15).

Também são esperadas altas temperaturas com valores que podem atingir 40°C a 45°C em MS. Além das altíssimas temperaturas e umidade relativa do ar estará muito baixa entre 10% a 30%. Estão previstas temperaturas mínimas entre 24°C e 27°C e máximas que podem atingir 42°C nas regiões Sul e Leste do Estado.

Para as regiões Pantaneira, Sudoeste e Bolsão as mínimas previstas devem ficar entre 26°C e 30°C e as máximas entre 43°C a 45°C. Para a região Norte as mínimas serão entre 24°C e 26°C e a máxima de 43C. Na Capital as mínimas oscilam entre 26°C e 27°C e as máximas entre 38°C a 40°C. Nestes dias os ventos atuam para elevar sensação de calor, e atingem entre 40 e 60 km/h.

Deixe seu Comentário

Leia Também

FRONTEIRA

Adolescente desaparecida é localizada em menos de 24h

JUSTIÇA

Justiça restabelece resolução do CFM que proíbe assistolia fetal

DOURADOS

Após perseguição policial, veículo carregado com mais de 300 quilos de maconha capota na MS-156

DETRAN

servidora é intérprete de Libras e coloca em prática 26 anos de experiência