sexta, 03 de maio de 2024
CGE

CGE-MS trabalha com servidores da Secretaria de Saúde na implantação do Compliance

27 setembro 2023 - 12h30Por Agência de Notícias de MS

Há duas semanas, a equipe da CGE-MS (Controladoria-Geral do Estado de Mato Grosso do Sul) começou a implantação do Programa de Compliance junto aos servidores da SES (Secretaria de Estado de Saúde) na instituição.

No encontro de abertura dos trabalhos, o secretário da SES, Maurício Simões Corrêa, e seus gestores, tiveram uma reunião com o coordenador do Programa de Compliance no Governo do Estado, João Francisco Arcoverde Lopez, que atua pela CGE-MS, e auditores do Estado que desempenham a função de consultores de Compliance.

Na ocasião, o dirigente da Saúde afirmou que a “instalação da cultura do Compliance na instituição depende, preponderantemente, das pessoas e dos seus líderes”. “Vou participar diretamente desse período de transformação, de interlocução direta com as equipes”, assegurou o secretário Maurício Simões.

A Saúde e sua vinculada é a segunda instituição do Governo a aderir às ações do Programa e colocá-las em prática. Paralelamente a essa ação, a CGE-MS está atuando na expansão do Compliance na Setescc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania) por meio das suas fundações.

O coordenador João Arcoverde citou que “a incorporação da cultura de Compliance é a médio e longo prazo, além disso, é transversal". "Todos precisam participar do processo e ter consciência do seu papel porque nessa mudança é uma busca constante entre aquilo que se espera, alinhado com aquilo que se pratica”, ressaltou.

Auditores da CGE-MS estarão à disposição da SES apresentando mecanismos e instrumentos para assegurar o desenvolvimento de atividades na instituição em conformidade com a legislação e normativos vigentes, dentro dos padrões éticos e de conduta propostos pelo Compliance.

O gerenciamento de riscos é um dos pontos sensíveis que precisa ser entendido como responsabilidade do órgão e do gestor que decide o que melhor precisa ser feito dentro do cenário em que atua. A contribuição da CGE-MS é na oferta de métodos que podem contribuir para uma decisão mais consciente e que, futuramente, os próprios servidores da SES poderão definir sozinhos.

Em agosto, quando o Programa de Compliance foi apresentado à alta gestão da pasta, foi definido que seria realizada uma revisão/avaliação do Plano de Ação já elaborado pela SES com o auxílio da equipe da CGE-MS, além do acréscimo de tópicos como ambiente ético, conformidade legal e normativa, entre outros.

Além da elaboração de compromissos com o código de ética, levantamentos e propostas de assuntos com os gestores que estão envolvidos e uma sensibilização da equipe, do clima organizacional, para que mais servidores estejam engajados nesta mudança que já começou na SES.

Com o Compliance, o Governo do Estado, na gestão de Eduardo Riedel, pretende estabelecer uma profissionalização institucional gradativamente com a finalidade de construir e apresentar melhores e maiores entregas à sociedade sul-mato-grossense.

Deixe seu Comentário

Leia Também

SAÚDE

Internações e mortes por influenza e vírus sincicial aumentam no país

EDUCAÇÃO

MEC criará protocolos para combater racismo em escolas

GERAL

Candidato poderá apresentar documento digital no concurso unificado

SAÚDE

Comissão de Saúde debate adoção de prontuário eletrônico único no SUS