sexta, 03 de maio de 2024
CIÊNCIA & TECNOLOGIA

Com apoio da Fundect, startups de MS chegam a Portugal para programa de imersão

22 novembro 2023 - 11h00Por Agência de Notícias de MS

As quatro startups e empresas de base tecnológica selecionadas pelo Programa Startup Global MS foram recebidas nesta semana em Aveiro, Portugal, para dar início ao programa de imersão no Parque de Ciência e Inovação (PCI - Creative Science Park). Os empreendimentos poderão ficar incubados por até um ano no local para desenvolver produtos e serviços inovadores, além de estabelecer conexões globais de comércio. 

As empresas participantes do programa são: Agrointeli Tecnologia Ltda, Digna Engenharia Social, MGD Consultoria e ENG Soluções Tecnológicas. Para cada startup, o Governo do Estado, via Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul), vai disponibilizar bolsas de 14.300 euros, em 11 parcelas, mais 1.300 euros de auxílio instalação.

Em Aveiro, a comitiva sul-mato-grossense foi recepcionada pelo diretor de operação do PCI, Hugo Coelho, pela diretora executiva da Universidade de Aveiro Incubator, Adriana Costa, pelo diretor-presidente da Fundect, Márcio de Araújo Pereira, e pelo gerente da Startup Sesi, Odilon Moura.

Márcio de Araújo Pereira ressaltou a importância do Programa Startup Global MS. “Com as bolsas, as startups poderão focar na melhoria de seus negócios e em conexões internacionais, ampliando horizontes com intercâmbio de informações e trocas comerciais que irão impactar positivamente em todo o ecossistema de inovação de Mato Grosso do Sul. Já anunciamos aqui a segunda etapa do programa, com a ampliação para 10 empresas participantes", destacou o diretor-presidente da Fundect.

Odilon Moura, da Startup Sesi, destacou o ineditismo da iniciativa. “Essa parceria propiciou uma condição rara que é permitir ao empreendedor que se concentre naquilo que é mais importante, que é o negócio. Foi emocionante poder receber as empresas em Portugal, apresentar os laboratórios e as pessoas com quem elas vão trabalhar no dia a dia”, contou.

O Programa Startup Global é realizado pela UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) em parceria com o Governo do Estado, por meio da Fundect, e conta com apoio do Sistema Fiems, por meio da Startup Sesi.

Deixe seu Comentário

Leia Também

SAÚDE

Internações e mortes por influenza e vírus sincicial aumentam no país

EDUCAÇÃO

MEC criará protocolos para combater racismo em escolas

GERAL

Candidato poderá apresentar documento digital no concurso unificado

SAÚDE

Comissão de Saúde debate adoção de prontuário eletrônico único no SUS