sábado, 27 de abril de 2024
CIÊNCIA & TECNOLOGIA

Com tecnologia e produção sustentável, Governo de MS e UEMS lançam PantanalTECHMS

14 março 2024 - 10h30Por Agência de Notícias de MS

Com foco na produção sustentável no bioma Pantanal e para divulgar as boas práticas tecnológicas e inovadoras da área, o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul e a UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) realizam o PantanalTECHMS. O evento que será nos dias 28 e 29 de junho, em Aquidauana, será lançado amanhã (15) às 10h, no Bioparque Pantanal, em Campo Grande.

Além do Governo do Estado e da UEMS, a feira voltada a sustentabilidade e tecnologia tem a parceria de outros órgãos estaduais - Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação) e Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura), instituições - Sistema Fiems, Embrapa Pantanal, Fundação MS - e empresas.

"A proposta do PantanalTECHMS é apresentar uma agenda positiva entre sustentabilidade e produção na região do Pantanal, de modo a divulgar as boas práticas tecnológicas e inovadoras da produção sustentável”, afirmou o reitor da UEMS, Laércio de Carvalho.

A expectativa é de que no lançamento do evento sejam anunciados de investimentos de mais de R$ 12 milhões na área. No evento também será lançado o edital de apoio aos cursos de graduação da UEMS, para implementar os programas e ações com o objetivo de elevar os níveis do ensino de graduação e pós-graduação e assim atender as demandas do Estado e o Plano de Desenvolvimento Institucional da Universidade.

O Governo do Estado também formaliza apoio ao programa 'UEMS na Comunidade', a maior ação de extensão universitária da universidade, que aproxima a comunidade acadêmica da população na Capital ou no interior, com ações de ensino e pesquisa.

Também será formalizado o convênio entre UEMS, Governo Estadual e MS Florestal para início do curso Superior Tecnológico de Silvicultura em Água Clara, possível com recursos da empresa e contrapartidas do Governo de MS.

PantanalTECHMS 

O PantanalTECHMS trabalha no eixo estratégico “Desenvolvimento sustentável do Pantanal”, que abrange agricultura familiar, agroindústria, agronegócio, agropecuária sustentável, economia criativa, empreendedorismo, geração de renda, inclusão produtiva, inovação, sustentabilidade e turismo. 

Também busca inserir dentro do contexto do bioma, oportunidades e desafios da Rota Bioceânica, além do Pantanal na temática da COP 30, observando os desafios da Agenda 2030 e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS).

Entre os temas que serão discutidos estão turismo de pesca sustentável, protocolo de carne sustentável e orgânica do Pantanal, manejo de pastagens - recuperação de pastagens nativas e exóticas, uso e conservação dos solos do Pantanal, programa estadual de pagamento dos serviços ambientais, crédito de carbono, entre outros.

Deixe seu Comentário

Leia Também

FRONTEIRA

Adolescente desaparecida é localizada em menos de 24h

JUSTIÇA

Justiça restabelece resolução do CFM que proíbe assistolia fetal

DOURADOS

Após perseguição policial, veículo carregado com mais de 300 quilos de maconha capota na MS-156

DETRAN

servidora é intérprete de Libras e coloca em prática 26 anos de experiência