sexta, 01 de julho de 2022
AGRICULTURA

Começa nesta quarta-feira o período de proibição do plantio da soja em Mato Grosso do Sul

15 junho 2022 - 10h30Por Portal Governo MS

Começa nesta quarta-feira (15) em Mato Grosso do Sul o período conhecido como vazio sanitário da soja, quando é proibido o plantio da cultura. A medida é tomada pela Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), ligada a Semagro (Secretaria de Estado, Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico e Agricultura Familiar) com base em determinação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

O prazo em vai até 15 de setembro e deve ser seguido por todos os estados produtores de soja, em todo o país. Segundo o Mapa, ela é importante para o controle da ferrugem asiática da soja, causada pelo fungo Phakopsora pachyrhizi.

O presidente da Iagro, Daniel Ingold, salienta que o vazio é o período contínuo, de no mínimo 90 dias, em que não se pode plantar e nem manter vivas plantas de soja em qualquer fase de desenvolvimento na área determinada. O objetivo é reduzir, ao máximo possível, o inóculo da doença, minimizando os impactos negativos durante a safra seguinte.

De acordo com a Iagro, na safra 2021/2022 foram cadastradas na Iagro 15.404 áreas com plantio de soja, com área declarada de mais de 3,2 milhões de hectares cultivados. Esse número representa um aumento de 13% de áreas cadastradas em relação à safra 2020/2021. A medida fitossanitária foi estabelecida no estado em 2006.

A ferrugem asiática é considerada uma das mais severas doenças que incidem na cultura da soja, podendo ocorrer em qualquer estádio fenológico. Nas diversas regiões geográficas onde o fungo foi relatado em níveis epidêmicos, os danos variam de 10% a 90% da produção.

A soja é o principal produto de exportação sul-mato-grossense, e atingiu, neste ano, uma produção de 8,7 milhões de toneladas de grãos.

Deixe seu Comentário

Leia Também

SAÚDE

Covid-19: Brasil registra 229 óbitos e 64,36 mil casos em 24h

TEMPO

Mato Grosso do Sul deve ter clima estável nesta primeira semana do inverno

GERAL

Receita Federal deixa de exigir autenticação de documentos

POLÍTICA

Rodrigo Pacheco defende parceria entre Poderes em favor da sociedade