quinta, 02 de maio de 2024

Decisão judicial pode beneficiar agricultores que tinham financiamento em 1990

Decisão judicial pode beneficiar agricultores que tinham financiamento em 1990

09 novembro 2015 - 11h00Por Correio do Estado
Uma decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que condenou o Banco do Brasil pode beneficiar agricultores de Mato Grosso do Sul que tinham financiamentos rurais em vigor entre março e abril de 1990. Nesse período, houve o chamado Plano Collor.

A sentença do STJ foi para que o banco recalcule os valores pagos. Isso porque, o BB aplicou indevidamente índice de 84,32% de correção monetária, quando o índice utilizado deveria ter sido de 41,28%, concluiu a decisão.

A Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), da Câmara Federal, está acompanhando o caso e vai repassar orientações às entidades de classe de cada estado. Quem decidir recorrer dos valores pagos, poderá obter detalhes da forma de judicialização a reclamação a partir dessas informações.

A deputada Tereza Cristina (PSB) participou de reunião nesta semana tratando do tema. "Todas as dúvidas vão ser apuradas e depois repassadas aos produtores que tiverem direito aos valores cobrados indevidamente", disse a parlamentar, por meio da assessoria de imprensa.

Terá direito à restituição os produtores que tinham financiamento agrícola com o Banco do Brasil corrigidos pela caderneta de poupança, emitidos antes de março de 1990 e pagos após essa data. Não foi divulgado quantas pessoas estariam enquadradas nessa situação.

Deixe seu Comentário

Leia Também

GERAL

Candidato poderá apresentar documento digital no concurso unificado

SAÚDE

Comissão de Saúde debate adoção de prontuário eletrônico único no SUS

SAÚDE

Fiocruz recebe 88 propostas de projetos para o Memorial Covid-19

DIREITOS HUMANOS

Comissão debate prevenção ao bullying entre pessoas com deficiência e autismo