sábado, 27 de abril de 2024
CULTURA

Delegação de Mato Grosso do Sul marca presença na 4ª Conferência Nacional de Cultura

07 março 2024 - 09h00Por Agência de Notícias de MS

O Estado de Mato Grosso do Sul levou 54 delegados para a 4ª Conferência Nacional de Cultura em Brasília - DF, durante toda a semana estão sendo discutidos os rumos da cultura no país e nosso estado está ativamente participando das discussões dos eixos, grupos de trabalho e deixando um marco nesse momento histórico.

Com o tema “Democracia e Direito à Cultura", a 4ª CNC vai reunir mais de 3 mil pessoas para debater políticas culturais com ampla participação da sociedade, visando o fortalecimento da democracia e a garantia dos direitos culturais em todos os âmbitos da federação, de forma transversal com as políticas públicas sociais e econômicas do Brasil.  

Há três categorias de participação na 4ª CNC: delegados (as), que têm direito a voz e voto; convidados (as), que têm direito a voz e observadores (as), que poderão acompanhar todos os debates da Conferência. Sendo os primeiros, responsáveis por definir as propostas prioritárias. 

Para Roger Taveira, delegado do eixo 01 -  que participa do Grupo de Trabalho Governança federativa e fortalecimento da Gestão, “Uma experiência única que nos permite construir e fortalecer as políticas culturais em um momento tão necessário para a história do país nesse processo de redemocratização, há 10 anos a CNC não era realizada, então estamos no momento ideal para levar para nossas cidades a implementação efetiva de políticas públicas culturais”.

O MS agora também tem Valdecir Amorim, Vice-presidente do Conselho Estadual de Políticas, professor, quilombola e residente no distrito de Águas do Miranda, de Bonito, foi eleito o representante do Centro-Oeste, no O Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Cultura (ConECta) é uma associação civil sem fins lucrativos, para ele “a importância é a presença do MS no cenário nacional é a confirmação do nosso Estado como um ente federativo que está a cada dia  construindo este protagonismo. Estar no Fórum Nacional dos Conselheiros Estaduais Conecta já é uma conquista para estarmos na visibilidade e ser o Coordenador Regional do Centro Oeste afirma ainda mais o compromisso dos sul-matogrossenses com a retomada da Cultura Nacional. O MS entra mais fortalecido e isso tudo se dá do fortalecimento do Estado para a sociedade civil e seus agentes culturais nesta ação da Cultura. Mas toda essa construção perpassa pelo Fórum Estadual de Cultura FESC/MS, CEPC/MS, FCMS, manter assim o diálogo entre os órgãos da sociedade civil e o governo , assim este momento serviu como exemplo para então sermos indicados para a Coordenação da região Centro Oeste do Conecta”.

Deixe seu Comentário

Leia Também

CONSUMIDOR

Projeto prevê interrupção imediata de cobrança de serviço não prestado sem motivo

EDUCAÇÃO

Convocação de lista de espera do Fies é prorrogada até 17 de maio

TRABALHO, PREVIDÊNCIA E ASSISTÊNCIA

Projeto aumenta valor de benefício pago a pessoa com deficiência que trabalha

JUSTIÇA

STF tem placar de 3 a 0 para manter derrubada da desoneração da folha