quarta, 28 de fevereiro de 2024
MS

Dona de fazenda é multada em R$ 19 milhões por fogo no Pantanal

08 dezembro 2023 - 11h00Por Dourados News

A PMA (Polícia Militar Ambiental) multou em R$ 19 milhões a dona de uma fazenda onde começou um incêndio que tomou grandes proporções e atingiu o Parque Estadual do Pantanal do Rio Negro, em Mato Grosso do Sul, no mês passado. Neste ano, mais de 1 milhão de hectares foram devastados pelo fogo no bioma. 

A multa administrativa foi aplicada após imagens de satélite do Núcleo de Geotecnologias do Ministério Público de Mato Grosso do Sul (Nugeo-MPMS) constatarem a degradação na área. As informações da multa foram confirmadas pela PMA.

Início do fogo

A apuração do caso começou após imagens de satélite do MPMS constataram um forte ponto de ignição - queima feita com combustível, mesmo sem chama - na fazenda Santa Edwiges.

Após a confecção do laudo, o MPMS acionou a PMA, que foi à fazenda identificar a área degrada e encontrou a fazenda abandonada. Para a polícia, não restam dúvidas de que o grande foco partiu da propriedade rural administrada pela fazendeira carioca.

"Fomos atender a solicitação do MPMS de Corumbá nesta propriedade. O atendimento foi a partir do laudo do núcleo, que constatou a área danificada. O ponto de ignição foi nesta propriedade multada", detalha a capitã.

A proprietária ainda não assinou o termo de ciência da multa. O relatório do desmatamento só será encaminhado ao Instituto do Meio Ambiente do estado (Imasul) após a fazendeira ser notificada. Além do órgão, a Polícia Civil pode ser acionada para investigar o caso.

Fogo no Pantanal

Desde o início de novembro, as chamas tomaram o Pantanal, fazendo com que o bioma tivesse o pior mês de novembro da história, com 4.134 focos de fogo. O que os especialistas explicam é que o fogo é resultado do baixo volume de chuva, calor intenso e a vegetação ressecada na região.

Neste ano, mais de 1 milhão de hectares foram consumidos pelas chamas no Pantanal. O Pantanal abriga uma diversidade única, incluindo várias espécies ameaçadas, ao todo são:

3,5 mil espécies de plantas

325 espécies de peixes

53 espécies de anfíbios

98 espécies de répteis

656 espécies de aves

159 tipos de mamíferos

Imasul

O Imasul emitiu nota oficial sobre a multa:

O Imasul informa que o Auto de Infração foi lavrado pela unidade da Polícia Militar Ambiental em Corumbá e ainda não foi enviado o relatório da ocorrência para que seja feita a abertura do respectivo procedimento administrativo no Instituto. Isso deve ocorrer nos próximos dias.

Deixe seu Comentário

Leia Também

DIREITOS HUMANOS

Projeto garante a participação de mães e grávidas em concursos de beleza

POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Projeto prevê abatimento no Fies para graduados em Direito que atuarem em Defensorias Públicas

ECONOMIA

Campos Neto defende estabilidade monetária para combater a pobreza

SAÚDE

Sessão solene na Câmara marca o Dia Mundial das Doenças Raras