sexta, 26 de abril de 2024

Dos 79 municípios de MS, 75 estão com pendências e podem não receber verbas federais

04 dezembro 2014 - 08h30Por Midiamax
Dos 79 municípios de Mato Grosso do Sul, 75 estão com irregularidades listadas no Cauc (Cadastro Único de Convênios) e podem deixar de receber transferências voluntárias da União, ou seja, aquelas que não estão na Constituição Federal ou em Lei.

O número corresponde a 94,9% do total das prefeituras sul- mato-grossenses. A situação de Mato Grosso do Sul se repete em todo o país. Dos 5.570 municípios brasileiros, 5.368 vão encerrar o ano com irregularidades listadas no cadastro.

A lista, que leva em consideração àqueles que estão com alguma restrição no Cauc até o mês de novembro deste ano, ainda aponta o número de restrições. Em Mato Grosso do Sul, 47 municípios possui 1 restrição, 18 possui 2, 5 possui 3, e 5 mais de 3 restrições.

País

Em comparação com 2013, a situação é considerada alarmante, já que houve um aumento de 81%. Em novembro passado apenas 2.965 estavam com pendências neste cadastro.

No caso de cinco Estados – Acre, Amazonas, Amapá, Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte – 100% dos municípios estão presentes na listagem do Cauc. Todos os demais Estados passam de 90%.

CNM

A Confederação Nacional dos Municípios buscou saber quais são os principais motivos para que esses municípios estejam listados no cadastro. “A situação é preocupante no fim deste ano, a quantidade daqueles que estão com algum apontamento está crescendo demais, este indicador é um termômetro da situação que se encontra a gestão das cidades brasileiras”, explica o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski.

De acordo com o levantamento da CNM, 2.309 municípios têm apenas um item irregular; outros 1.314 têm dois motivos para estarem listados no Cauc; 652 têm três itens pendentes e para 1.093 a situação é mais preocupante, pois eles têm mais de três apontamentos no cadastro.

Deixe seu Comentário

Leia Também

ECONOMIA

Cesta básica nacional terá 15 alimentos com imposto zerado

SAÚDE

SUS terá sala de acolhimento para mulheres vítimas de violência

ECONOMIA

Reforma propõe devolução de 50% em luz, água e gás a mais pobres

SAÚDE

Brasil tem quase 4 milhões de casos prováveis de dengue