quinta, 02 de maio de 2024
MS

Em MS, 99,44% do rebanho foi vacinado contra a febre aftosa

19 janeiro 2016 - 08h00Por Notícias MS
Dados da Secretaria de Estado de Produção e Agricultura Familiar (Sepaf), por meio da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (IAGRO) apontam que 10.034.875 bovídeos (bovinos e bubalinos) foram vacinados contra a febre aftosa em todo o Estado.

Este número representa 99,44% do total de envolvidos na etapa, 0,04% maior que o último índice alcançado nesta mesma etapa, em 2014.
Com base no número de animais, foram imunizados 9.972.237 bovinos e 6.508 bubalinos.

O relatório final apresentado pela Iago aponta que ao todo, foram fiscalizadas 223 propriedades (236.670 animais) e tiveram vacinação assistida outras 264, onde foram vacinados 45.217 animais. Em outras 3.186 propriedades, 85.077 animais foram vacinados com agulha oficial.

Ao encerrar a campanha, o diretor-presidente Luciano Chiochetta, lembrou que Mato Grosso do Sul não registra focos da aftosa há 10 anos “O produtor rural está atento e consciente da importância de manter a sanidade do seu rebanho principalmente para buscar novos mercados consumidores”, disse.

Dados recentes divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram a importância do rebanho brasileiro de bovídeos, com 212,3 milhões de cabeças. Mato Grosso do Sul se destaca neste cenário como o quarto maior rebanho de bovinos, o que potencializa a responsabilidade.

Para o Secretário Fernando Mendes Lamas, as diretrizes estabelecidas pelo governador Reinaldo Azambuja, que enfatizam a importância do trabalho na área de sanidade, vêm de encontro com a preocupação da população de um modo geral com o que se está consumindo e, cada vez mais, com a qualidade do que se está sendo consumindo, além de proteger a economia do Estado, que tem na sua base a produção na agropecuária. “Ao atingir a meta de vacinação imediatamente damos inicio ao ciclo seguinte do trabalho. Nossa vigilância é constante”, reforçou o secretário.

Deixe seu Comentário

Leia Também

SAÚDE

Internações e mortes por influenza e vírus sincicial aumentam no país

EDUCAÇÃO

MEC criará protocolos para combater racismo em escolas

GERAL

Candidato poderá apresentar documento digital no concurso unificado

SAÚDE

Comissão de Saúde debate adoção de prontuário eletrônico único no SUS