terça, 30 de abril de 2024
ESTATÍSTICAS DE GÊNERO

Em MS, mulheres dedicam quase o dobro do tempo dos homens em afazeres domésticos

09 março 2024 - 11h30Por Dourados News

Dados divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia Estatística) apontam que em Mato Grosso do Sul, as mulheres dedicam quase o dobro do tempo aos cuidados de pessoas e afazeres domésticos se comparado aos homens. 

As informações fazem parte do estudo de Estatísticas de Gênero do órgão relacionado ao ano de 2022 e publicado na sexta-feira, dia 8 de março, quando é celebrado o Dia Internacional da Mulher. 

No total, a média semanal delas em relação a esses assuntos é de 19,2h no Estado, contra 10,8h dos homens. 

Para o analista do estudo André Simões, o fato acaba influenciando uma maior participação no mercado de trabalho. 

“Há uma relação dessa diferença com o fato de as mulheres se dedicarem mais às tarefas de cuidados e afazeres domésticos. Isso impede que elas participem mais do mercado de trabalho”, disse. 

No mesmo levantamento publicado ontem, o número de mulheres de 15 a 24 anos que não estavam ocupadas, não estudavam ou estavam em treinamento chega a 21,6% por aqui. 

Para a coordenadora do estudo, Barbara Cobo, existe relação direta entre a dedicação das mulheres aos afazeres domésticos e as decisões futuras condicionado aos estudos e à profissão. 

“São escolhas condicionadas: o fato de serem criadas para cuidar faz com que, mesmo ao entrar no mercado de trabalho, elas acabem selecionando cursos que continuem fazendo cuidado, como se isso fosse uma atribuição feminina. E o fato de não serem muito bem representadas nas carreiras e mais valorizadas no mercado mostra isso. Além disso, dedicar mais tempo aos afazeres domésticos faz com que sobre menos tempo para se dedicar ao mercado de trabalho”, analisa. (Com informações do IBGE).

Deixe seu Comentário

Leia Também

GERAL

Vai fazer o Concurso Unificado? Veja dicas para a última semana

SAÚDE

Comissão aprova projeto que permite substituir médico de programa até novo concurso

ECONOMIA

Vendas do Tesouro Direto sobem 16,1% em março

DIREITO E JUSTIÇA

Projeto acrescenta a pena de multa à prisão para crimes de homicídio e lesão corporal