sábado, 27 de abril de 2024
EDUCAÇÃO

Escolas estaduais oferecem educação profissional, formam e abrem caminhos para a faculdade

28 março 2024 - 10h00Por Agência de Notícias de MS

Com 199 escolas da REE (Rede Estadual de Ensino) de Mato Grosso do Sul oferecendo a educação profissional, os próprios alunos apontam os benefícios de cursar o Ensino Médio e o profissionalizante simultaneamente. Para eles é uma vantagem e uma "economia de tempo", pois já finalizam o terceiro ano com uma profissão, preparados para o mundo do trabalho, mesmo os que pretendem continuar estudando e já pensam na faculdade.

Embora os alunos da educação profissional concluam o Ensino Médio já com uma profissão, com condições para atuar nas áreas em que se profissionalizaram, os estudantes têm o objetivo de ingressar no Ensino Superior. Esse é o caso da Lara Kemily Bernardirno Romeiro, de 17 anos, estudante da Escola Estadual Hercules Maymone, que pretende cursar Nutrição.

Para a aluna, a adaptação no início foi um pouco complicada, uma vez que fez o primeiro ano do Ensino Médio regular e só a partir do segundo ano iniciou a Educação Profissional. De segunda a quarta-feira, Lara faz apenas as disciplinas regulares, e o profissionalizante acontece nos dois últimos tempos da quinta-feira. Na sexta o dia é todo voltado para a Educação Profissional.

"No começo ficou meio confuso conciliar os dois, pois eu fiz o primeiro ano sem profissionalizante, então demorei um pouco para em adaptar. Mas agora já está muito tranquilo", explica Lara.

A estudante cursou em 2023 o profissional de Analista de Marketing e atualmente faz a continuação, chamada Projeto de Inovação. A aluna, que é uma entusiasta da comunicação, encontrou uma maneira de usar os conhecimentos adquiridos na Educação Profissional e usar na sua profissão futura.

"Quero fazer Nutrição e me especializar em nutrição esportiva. O conhecimento que adquiri na educação profissional vou usar para criar a marca da minha empresa, para atuar nas redes sociais", finaliza Lara.

Deixe seu Comentário

Leia Também

CONSUMIDOR

Projeto prevê interrupção imediata de cobrança de serviço não prestado sem motivo

EDUCAÇÃO

Convocação de lista de espera do Fies é prorrogada até 17 de maio

TRABALHO, PREVIDÊNCIA E ASSISTÊNCIA

Projeto aumenta valor de benefício pago a pessoa com deficiência que trabalha

JUSTIÇA

STF tem placar de 3 a 0 para manter derrubada da desoneração da folha