sexta, 26 de abril de 2024

Fiems acredita em crise nas empresas e mais desemprego em 2015

Fiems acredita em crise nas empresas e mais desemprego em 2015

23 janeiro 2015 - 08h15Por Campo Grande News
A Fiems (Federação da Indústria de MS) criticou as medidas anunciadas pelo governo federal nesta semana para aumentar a arrecadação deste ano e afirma que as consequências serão o desemprego acentuado e crise econômica em empresas e indústrias que não conseguem arcar com a carga tributária.


Para o presidente da Fiems, Sérgio Longen, a elevação de impostos e da taxa básica de juros criam um cenário preocupante para o setor industrial em 2015. “Os impostos nacionais já são insuperáveis e o reflexo disso será o crescimento do desemprego, que já está entre nós. As fábricas continuarão a demitir, pois não conseguirão mais produzir com a atual burocracia e a pesada carga tributária”, afirma.

Ontem o Banco Central reajustou os juros básicos da economia pela terceira vez. A taxa Selic aumentou em 0,5 ponto percentual, passando para 12,25% ao ano, o que significa um maior empenho do governo para manter a inflação dentro do centro da meta, que é 4,5% ao ano.

“ Contudo, o panorama inflacionário brasileiro é complexo e, possivelmente, esse não será o único aumento da taxa básica de juros em 2015. Além disso, nos próximos meses, devemos esperar os impactos dessa alta de impostos anunciada pela equipe econômica do Governo”, destaca Longuen.

O pacote de medidas ainda tem aumento da alíquota de IOF para as operações de crédito da pessoa física de 1,5% para 3%, a elevação na alíquota de PIS/Cofins sobre importação de 9,25% para 11,75% e o aumento da Cide e do PIS/Cofins sobre combustíveis. “De forma geral, os consumidores vão ter que pagar mais caro pelos produtos e terão mais restrição ao crédito. Com esse cenário, os empresários estão revendo suas perspectivas para o ano e, alguns, já cogitam até mesmo a chance da economia brasileira entrar em recessão”, finalizou Sérgio Longen.

Deixe seu Comentário

Leia Também

CONSUMIDOR

Projeto prevê interrupção imediata de cobrança de serviço não prestado sem motivo

EDUCAÇÃO

Convocação de lista de espera do Fies é prorrogada até 17 de maio

TRABALHO, PREVIDÊNCIA E ASSISTÊNCIA

Projeto aumenta valor de benefício pago a pessoa com deficiência que trabalha

JUSTIÇA

STF tem placar de 3 a 0 para manter derrubada da desoneração da folha