quinta, 14 de novembro de 2024

Governador e cônsul da República Tcheca debatem projetos econômicos, educacionais e culturais

10 novembro 2015 - 07h00Por Notícias MS
Projetos para estreitar os laços comerciais, educacionais e culturais entre Mato Grosso do Sul e a República Tcheca foram tema de conversa entre o governador Reinaldo Azambuja e a cônsul-geral da República Tcheca em São Paulo, Pavla Havrlíková, na tarde desta segunda-feira (9). Os dois se encontraram na governadoria.

Havrlíková apresentou ao governador projetos concretos nas áreas do comércio e de educação, como termos de cooperação entre universidades sul-mato-grossenses e do país europeu. Os dois ainda trataram sobre a preparação de projetos conjuntos no segmento cultural.

“Falamos também da possibilidade de realizar aqui um seminário dos representantes tchecos, para apresentar as possibilidades comerciais e econômicas para Mato Grosso do Sul nas áreas prioritárias. Não temos data definida, mas pode acontecer no início do ano seguinte”, disse.

Segundo a cônsul, o interesse da República Tcheca em estreitar relações com Mato Grosso do Sul é grande, pois o Estado concentra grande parte dos descendentes tchecos no Brasil. “Eles [descendentes] chegaram a partir dos anos 50. Temos aqui duas cidades fundadas pelos tchecos, que é Bataguassu e Batayporã. Essa última mantém até agora a tradição tcheca. Temos lá uma escola, aulas tchecas e o Centro da Memória Indrich Trachta, com memórias dos primeiros anos da cidade”, falou.

Também participaram da reunião o reitor da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Fábio Edir dos Santos, e os secretários de Estado de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Riedel, e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Jaime Verruck.

Deixe seu Comentário

Leia Também

SAÚDE

Pobreza eleva em 3 vezes risco de surgimento de ansiedade e depressão

JUSTIÇA

Coaf: aumenta número de alertas de atividades suspeitas ligadas a bets

No STF, ministra dos Direitos Humanos falou em cassino de bolso

SAÚDE

OMS convoca comitê para reavaliar emergência global por mpox

ECONOMIA

Banco Central amplia exigências para instituições participarem do Pix