Governador e cônsul da República Tcheca debatem projetos econômicos, educacionais e culturais
10 novembro 2015 - 07h00Por Notícias MS
Projetos para estreitar os laços comerciais, educacionais e culturais entre Mato Grosso do Sul e a República Tcheca foram tema de conversa entre o governador Reinaldo Azambuja e a cônsul-geral da República Tcheca em São Paulo, Pavla Havrlíková, na tarde desta segunda-feira (9). Os dois se encontraram na governadoria.
Havrlíková apresentou ao governador projetos concretos nas áreas do comércio e de educação, como termos de cooperação entre universidades sul-mato-grossenses e do país europeu. Os dois ainda trataram sobre a preparação de projetos conjuntos no segmento cultural.
“Falamos também da possibilidade de realizar aqui um seminário dos representantes tchecos, para apresentar as possibilidades comerciais e econômicas para Mato Grosso do Sul nas áreas prioritárias. Não temos data definida, mas pode acontecer no início do ano seguinte”, disse.
Segundo a cônsul, o interesse da República Tcheca em estreitar relações com Mato Grosso do Sul é grande, pois o Estado concentra grande parte dos descendentes tchecos no Brasil. “Eles [descendentes] chegaram a partir dos anos 50. Temos aqui duas cidades fundadas pelos tchecos, que é Bataguassu e Batayporã. Essa última mantém até agora a tradição tcheca. Temos lá uma escola, aulas tchecas e o Centro da Memória Indrich Trachta, com memórias dos primeiros anos da cidade”, falou.
Também participaram da reunião o reitor da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Fábio Edir dos Santos, e os secretários de Estado de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Riedel, e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Jaime Verruck.