quinta, 25 de abril de 2024
BOMBEIROS

Incêndios avançam no Pantanal, após chuvas, e combate aéreo é intensificado

02 setembro 2021 - 15h00Por Portal Governo MS

O Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul segue combatendo vários focos de calor no Pantanal de Corumbá, onde os incêndios retomaram nos últimos dias com a ausência de chuvas e aumento excessivo da temperatura e baixa umidade do ar.

Com sobrevoo da extensa região e monitoramento por satélite pela Sala de Situação, que opera no Parque das Nações Indígenas, em Campo Grande, a Operação Hefesto planeja os combates por terra e aéreo, conforme a propagação do fogo e suas variantes.

Os bombeiros estão atuando no Caradanzal, entre Corumbá e Porto Murtinho, e também n Paraguai-Mirim e Paiaguás, regiões estas ao Norte da Capital do Pantanal. No rabicho, base de treinamento da Marinha, em Ladário, o foco também reacendeu e está sendo combatido, assim como no Morro Urucum (reservas minerais de Corumbá).

Combate aéreo

O comandante da Operação Hefesto, tenente-coronel Leandro Borges Bertholdo, informou que estão sendo empregados três aeronaves Air Tractor para lançamento de água, além de um Cessna para monitoramento das áreas mais críticas – Carandazal e Paiaguás.

“A chuva não foi suficiente para eliminarmos a massa suscetível ao fogo e os focos voltaram com força em algumas regiões, onde já estamos atuando com carga quase máxima”, explicou o comandante da operação.

No Paiaguás (fazenda Nova Campanário), o incêndio está sendo combatido por duas equipes, deslocadas por aeronave. Uma equipe também foi enviada ao Paraguai-Mirim. A operação foi reforçada ontem mais 35 bombeiros.

As operações aéreas de lançamento de água estão sendo feitas a partir das bases montadas no aeroporto internacional de Corumbá e fazenda BrPec (Miranda).

Deixe seu Comentário

Leia Também

ECONOMIA

Cesta básica nacional terá 15 alimentos com imposto zerado

SAÚDE

SUS terá sala de acolhimento para mulheres vítimas de violência

ECONOMIA

Reforma propõe devolução de 50% em luz, água e gás a mais pobres

SAÚDE

Brasil tem quase 4 milhões de casos prováveis de dengue