segunda, 06 de maio de 2024
MEIO AMBIENTE

Incêndios no Pantanal são controlados após seis dias de atuação dos bombeiros

29 setembro 2023 - 14h30Por Agência de Notícias de MS

Após seis dias de combate, o Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul controlou os incêndios florestais em três áreas diferentes do Pantanal.

Em meio a condições atmosféricas e climáticas extremas, o trabalho de extinção foi realizado por terra e ar, com apoio da aeronave ‘air tractor’ – que transporta até 3 mil litros de água para áreas de difícil acesso. Ao longo da semana, algumas regiões do Estado, inclusive no Pantanal, onde os termômetros chegaram a marcar 42,9°C.

Além das altas temperaturas, os bombeiros em ação no controle das chamas também enfrentaram ventos fortes e baixa umidade relativa do ar. Todo este cenário contribuiu para a rápida propagação do fogo, além de reignição e ainda prejudicou os combatentes.

Porém, o trabalho coordenado das equipes por terra e ar, além dos reforços de equipes da região pantaneira, garantiu a extinção das chamas.

“Todos os incêndios que estavam sendo combatidos foram finalizados e aquele de Rio Negro está em monitoramento. Que foi reforçado, agora de manhã com mais quatro guarnições. Uma vai reforçar o atendimento em Aquidauana e três em Corumbá, e vão ficar a pronto emprego, para caso haja necessidade de combate, eles vão imediatamente para o local”, disse a tenente-coronel Tatiane Inoue, chefe do CPA (Centro de Proteção Ambiental), responsável pelo monitoramento de incêndios florestais no Estado.

O foco de maior intensidade, que exigiu mais empenho para contenção e onde o monitoramento continua, estava localizado na região do Rio Negro, onde as atividades para extinção foram iniciadas no domingo (24). Até ontem (28) a área queimada era de 1,3 mil hectares, com aumento significativo na terça-feira (27) e quarta-feira (26), devido as condições climáticas.

Situação

Na manhã desta sexta-feira (29) foi realizado um sobrevoo na região do Pantanal do Rio Negro onde foi constatada a extinção dos grandes focos de incêndio e por isso não há mais necessidade de atuação do Grupamento de Operações Aéreas.

Uma guarnição dos bombeiros permanecerá na região para realizar o monitoramento dos pequenos focos dentro da área queimada. As demais guarnições que estavam no local retornam para as cidades de Aquidauana e Miranda e ficarão de prontidão para outros acionamentos de combate a incêndios florestais.

Também na manhã de hoje, foram enviados mais 14 bombeiros militares para a região do Pantanal, que ficarão divididos em quatro viaturas específicas de combate a incêndios florestais a pronto emprego nos municípios de Aquidauana e Corumbá.

O Centro de Proteção Ambiental do Corpo de Bombeiros Militar, em Campo Grande, é responsável pelo monitoramento de focos de incêndio via satélite 24h por dia, gerenciando as guarnições em campo para o acesso e combate a novos focos que surgirem.

Auxílio

Hoje, o Governo do Estado anunciou que vai enviar para o Amazonas, uma aeronave para combater um incêndio de grande proporção, que atinge área de floresta no distrito de Cacau Pirêra, no município de Iranduba, a 27 quilômetros de Manaus. O governador Eduardo Riedel determinou o envio de um helicóptero com um equipamento chamado de ‘bambi-bucket’, uma espécie de cesto para despejar a água. A aeronave seguirá para Manaus no domingo (1°).

Deixe seu Comentário

Leia Também

EDUCAÇÃO

Prefeituras deverão manter atualizadas dados sobre demanda por creches

BRASIL

Sobe para 83 número de mortes no Rio Grande do Sul pelas fortes chuvas

LEGISLATIVO DE MS

Frente Parlamentar do Leite realiza reunião nesta terça-feira

INFRAESTRUTURA

Governo contrata projeto executivo para asfaltar MS-355, que liga Terenos a Dois Irmãos do Buriti