sexta, 26 de abril de 2024

Indígenas guarany-kaiwá deixam sede de fazenda em Iguatemi

05 dezembro 2014 - 12h00Por G1
Indígenas da etnia guarany-kaiwá que ocupam uma fazenda em Iguatemi (MS) há três anos deixaram a sede da propriedade nesta quinta-feira (4), cumprindo acordo feito na Justiça. Mas o impasse sobre a área continua.

Desde 2011, cerca de 250 índios guarany-kaiwá ocupam uma área da fazenda Cambará, que tem 760 hectares. Em fevereiro de 2014, eles avançaram e entraram na sede da propriedade. Na época, os índios reivindicavam uma escola para crianças indígenas.

No dia 13 de novembro, um acordo entre os índios e o dono da propriedade determinou um prazo para que o local fosse desocupado.

Os guarany-kaiwá tinham até esta quinta-feira para deixar a sede da fazenda Cambará. Eles cumpriram a ordem da Justiça e seguiram para uma área de 100 hectares, dentro da fazenda, cedida pelo dono da propriedade em regime de comodato, que funciona como um empréstimo.



Segundo o acordo, até que processo chegue a uma solução, os índios podem construir casas e plantar nessa área preestabelecida.

Na manhã desta quinta-feira, o produtor rural esteve pela primeira vez, desde fevereiro, na sede da fazenda. Peritos da Polícia Civil também estiveram no local.

De acordo com um dos líderes dos índios, o local não foi deixado em más condições. Ele ainda diz que vai respeitar o acordo, mas o que o grupo não desistiu de lutar pela terra.

Segundo a Fundação Nacional do Índio (Funai), a fazenda Cambará foi identificada como terra indígena, mas ainda não foi demarcada.

Deixe seu Comentário

Leia Também

ECONOMIA

Cesta básica nacional terá 15 alimentos com imposto zerado

SAÚDE

SUS terá sala de acolhimento para mulheres vítimas de violência

ECONOMIA

Reforma propõe devolução de 50% em luz, água e gás a mais pobres

SAÚDE

Brasil tem quase 4 milhões de casos prováveis de dengue