sábado, 27 de abril de 2024
CIDADES

Justiça suspende aulas do curso do “Golpe de Estado 2016” da Uems

Juiz concedeu liminar a favor de ação popular que pede a exclusão de curso em referência ao impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff

18 maio 2018 - 13h15Por Da redação

O juiz Plácido de Souza, da 2ª Vara Cível de Paranaíba, concedeu liminar a favor da ação popular que pedia a suspensão do curso da Uems (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) denominado “Golpe de Estado 2016”, em referência ao impeachment da então presidente Dilma Rousseff (PT).

O Ministério Público Estadual também havia aberto procedimento para instaurar eventual violação ao princípio de pluralismo de ideias no âmbito da Uems.

A ação popular foi protocolada pelo advogado João Henrique Miranda Soares Catan. O argumento é de que o curso caracteriza desvio de finalidade “tendo em vista que a abordagem do curso atenta contra o sistema jurídico atual, na medida em que busca induzir […] uma visão ideologicamente enviesada dos fatos, sem embasamento científico”.

O advogado também aponta que a autonomia universitária deve obedecer os limites previstos. Conforme o juiz, a Uems alegou que a suspensão liminar do curso acarretaria em prejuízo à instituição e aos interessados na realização do curso e configuraria violação à autonomia pedagógica da universida pública e à liberdade dos professores.

Na explicação ao magistrado, a Uems também apota que o curso foi regularmente aprovado pelas instâncias da universidade e não tem caráter obrigatório.

A ação popular também pede a declaração de nulidade ato que autorizou a criação do curso e permitiu a utilização do espaço e estrutura da Uems para realização do curso. O advogado também pede a condenação dos responsáveis pelo curso e o pagamento de perdas e danos, além de reparação por danos morais coletivos.

Entre as justificativas, o magistrado considera que a promoção do curso gera gastos à instituição pública, como material didático e energia elétrica. O juiz considera que o conteúdo programático do curso apresenta sólido embasamento teórico, mas “é claramente enviesado por uma determinada concepção ideológica, exatamente aquela a que se filia o Partido dos Trabalhadores”.

“Chama a atenção o fato de que o objetivo do curso não é compartilhar com a comunidade local o conhecimento produzido pela Uems, mas antes fazer parte de um movimento político para que determinada narrativa político-ideológica prevaleça no cenário nacional, no caso, a compreensão dos fatos a partir do ponto de vista de um partido político específico, que sentiu-se prejudicado pela atuação do Poder Judiciário, do Ministério Público e da Polícia Federal”, escreveu no despacho.

Ao lançar o curso, ainda em abril, a universidade informou que os professores seriam de Paranaíba, Naviraí, Campo Grande. Também contaria com professores que foram presos políticos no golpe de 1964, sendo um deles exilado do País, e uma professora da Bulgária, egressa da Uems e que vive na Europa. 

Deixe seu Comentário

Leia Também

FRONTEIRA

Adolescente desaparecida é localizada em menos de 24h

JUSTIÇA

Justiça restabelece resolução do CFM que proíbe assistolia fetal

DOURADOS

Após perseguição policial, veículo carregado com mais de 300 quilos de maconha capota na MS-156

DETRAN

servidora é intérprete de Libras e coloca em prática 26 anos de experiência