quinta, 25 de abril de 2024
MARIA DA PENHA

MS apresenta ações de enfrentamento a violência doméstica durante seminário em Minas Gerais

29 novembro 2019 - 12h45Por Dourados News

A secretária Especial de Cidadania, Luciana Azambuja, representando o Governo do Mato Grosso do Sul, participa nesta sexta-feira (29.11), em Belo Horizonte/MG, do I Seminário Justiça Seja Feita, realizado pelo Movimento Feminista Mineiro Quem Ama Não Mata (QANM), criado em agosto de 1980 para denunciar casos de violência contra a mulher, em parceria com o Tribunal de Justiça de Minas Gerais. 

O evento faz parte da programação da Semana Justiça Pela Paz em Casa, e tem como objetivo debater os avanços e as limitações da atuação do Judiciário e propor, por meio de uma Carta de Belo Horizonte, um conjunto de recomendações para um efetivo enfrentamento à violência contra a mulher. A Carta será encaminhada às principais autoridades políticas e judiciárias do país. 

“A violência doméstica é cruelmente democrática: atinge mulheres de todas as idades, de todas as raças, de todas as classes sociais, de todos os níveis de educação. Mulheres urbanas e rurais, mulheres mineiras, mulheres sul-mato-grossenses, mulheres brasileiras, mulheres do mundo. É fundamental a união de todos os poderes, e de toda a sociedade no enfrentamento a todos os tipos de violência contra as mulheres”, ressalta a secretária Especial de Cidadania, Luciana Azambuja. 

Segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU), a violência contra a mulher é uma epidemia. “Cheguei à constatação de que mais de 30% de todas as famílias no Brasil vivem o drama da violência doméstica. Vivem, no presente, porque ainda que tenha havido desfechos para cada caso, a história da violência permanece nos lares, recai sobre a sociedade e é herança genética de cada criança que passou pela experiência. É preciso informar e conscientizar toda a sociedade, para a responsabilidade de cada um na quebra dessa cultura da violência instituída em todas as classes, categorias, instâncias. É preciso agir. Explica a jornalista Dorinha Aguiar, uma das idealizadoras do seminário. 

O seminário selecionou as melhores experiências do Brasil no combate a violência para serem apresentadas em painéis, entre essas o trabalho do Mato Grosso do Sul, que estará presente no painel com o tema: “Reflexos sociais da violência doméstica e das decisões judiciais”, com a participação da promotora de Justiça de São Paulo, Valéria Scarance, da desembargadora federal Daldice Santana e da secretária especial da Cidadania Luciana Azambuja. 

Um segundo painel debaterá “A legalidade das decisões judiciais e a Lei Maria da Penha – Avanços e Desafios”, com as defensoras públicas de Minas Gerais e do Mato Grosso, respectivamente Samantha Vilarinho e Rosana Leite, além da primeira mulher a compor o STJ, ministra Eliana Calmon. 

Deixe seu Comentário

Leia Também

ECONOMIA

Cesta básica nacional terá 15 alimentos com imposto zerado

SAÚDE

SUS terá sala de acolhimento para mulheres vítimas de violência

ECONOMIA

Reforma propõe devolução de 50% em luz, água e gás a mais pobres

SAÚDE

Brasil tem quase 4 milhões de casos prováveis de dengue