terça, 30 de abril de 2024
CIDADANIA

MS avança na proteção dos direitos das crianças, adolescentes e mulheres com ampliação de serviço

28 fevereiro 2024 - 13h00Por Agência de Notícias de MS

A partir desta terça-feira (27), o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul amplia os serviços de enfrentamento à violência de gênero em suas diversas dimensões, atuando agora com as crianças e adolescentes que também são impactados cognitivamente e emocionalmente por presenciarem situações de violência doméstica em seus lares, com a criação do Ceamca (Centro Especializado de Atendimento à Mulher, à Crianças e ao Adolescentes em Situação de Violência).

"O Ceamca nasceu com a observação do trabalho feito com as mulheres vítimas de violência então atendidas pelo Ceam, que para romper o ciclo da violência nós precisávamos atender a família, e a família passa pelos filhos dessa mulher. E para fazer esse atendimento de forma especializada e eficaz na proteção dos direitos dessa criança e adolescente surgiu esse novo equipamento de atendimento e proteção", explica a secretária de Estado da Cidadania, Viviane Luiza.

O novo espaço tem como objetivo prestar apoio inicial e acompanhamento psicossocial contínuo para mulheres em situação de violência, que pode ser estendido às crianças e aos adolescentes que estiverem inseridos no mesmo contexto familiar, atuar no enfrentamento à violência de gênero, propor políticas públicas pautadas em indicadores, além de realizar palestras, oficinas, capacitações, entre outras atividades.

Vale ressaltar que a política de atendimento à criança e ao adolescente seguirá o padrão da estabelecida no Estatuto da Criança e do Adolescente, de maneira a realmente garantir a plena efetivação dos direitos infanto-juvenis.

“O enfrentamento à todas as formas de violência contra crianças, adolescentes e mulheres é um papel de todos. Precisamos trabalhar de forma transversal, com a rede de atendimento, poder público, mas principalmente toda a sociedade, pois nenhuma forma de violência deve ser aceita”, conclui a secretária.

A coordenadora do Ceamca, Sidneia Tobias, destaca que os filhos das mulheres já atendidas seguirão o protocolo de atendimento que consiste no atendimento da assistência social e na sequência com a psicóloga. Reforçando que com a publicação do Decreto será reestruturado um novo modelo de atendimento.

“O então Ceam era um local que prestava acolhimento e acompanhamento psicossocial às mulheres vítimas de violência no geral. Maiores de 18 anos e que não necessariamente precisavam ter um boletim de ocorrência registrado, e não tem recorte de renda. O Governo do Estado já disponibilizava esse serviço de excelência, uma política pública efetiva, que deu certo. Agora ampliamos nosso atendimento para que não apenas as mulheres se tratem e se cuidem para romper de vez o ciclo de violência que estão vivendo, mas também seus filhos que acompanham todo o sofrimento da mãe. E para continuar com esse atendimento de excelência vamos reestruturar nossa forma de trabalhar para um melhor resultado”, ressalta Sidneia.

O Ceamca está localizado na Rua Piratininga, 559, Jardim dos Estados em Campo Grande, e disponível nos números de telefone: 0800 067 1236, (67) 99653-5913 ou 3361-6191.

Deixe seu Comentário

Leia Também

POLÍTICA

Prazo para tirar título eleitoral termina em 8 de maio

ECONOMIA

Governo vai insistir em Programa Juros por Educação, diz Tesouro

SAÚDE

Comissão aprova projeto que garante tratamento de dependentes químicos presos

GERAL

Concurso selecionará profissionais de TI para contrato temporário