terça, 01 de julho de 2025

Narcotraficante da tríplice fronteira é encontrado morto em presídio federal

Narcotraficante da tríplice fronteira é encontrado morto em presídio federal

09 novembro 2015 - 10h15Por Campo Grande News
O narcotraficante peruano Jair Ardela Michue, 39 anos, conhecido como Javier, foi encontrado morto enforcado com uma toalha na tarde de hoje (8), em uma das celas do Presídio Federal de Segurança Máxima, em Campo Grande. O corpo dele foi levado ao Imol (Instituto Médico Odontológico Legal) e a suspeita é de suicídio.


Jair é considerado um dos maiores criminosos da Tríplice Fronteira e é apontado como o mandante da morte dos policias federais Mauro Lobo e Leonardo Yamaguti, em novembro de 2010. Javier foi preso em 2011 na região do Peru, entre Islândia e Atalaia do Norte, durante a operação Ilhas, deflagrada pela PF (Polícia Federal).

Na época, a Polícia Federal de Manaus (AM) declarou que a prisão de Jair era prioridade. O narcotraficante agia na tríplice fronteira desde 2005. Na Colômbia, a Justiça já havia expedido dois mandados de prisão preventiva contra ele, além de outros três no Brasil e um no Peru.

Além de comandar o narcotráfico, Jair foi acusado de matar dezenas de traficantes e de inocentes, conforme o jornal Extra. A funerária esteve no local e foi escoltada pela Polícia Federal até o Imol. Por ser em presídio federal, a responsável pela investigação do caso é a Polícia Federal que hoje, não comentou sobre o caso.

Deixe seu Comentário

Leia Também

EDUCAÇÃO

Enem 2025: prazo para recurso de atendimento especial termina amanhã

Envio de documentos deve ser feito pela Página do Participante

GERAL

OMS: uma em cada seis pessoas no mundo é afetada pela solidão

Entre 17% e 21% dos jovens de 13 a 29 anos se sentem solitários

GERAL

Cerca de 11,4 milhões de brasileiros já usaram cocaína ou crack

Pesquisa foi divulgada hoje pela Universidade Federal de São Paulo

ECONOMIA

Plano Safra vai reduzir preços dos alimentos, diz ministro

Programa prevê R$ 89 bilhões para crédito rural