quinta, 28 de março de 2024

Objeto que caiu em Santa Rita do Pardo é tanque de foguete

Objeto que caiu em Santa Rita do Pardo é tanque de foguete

30 dezembro 2014 - 07h30
O brilho visto no céu por moradores de várias cidades de Mato Grosso do Sul na madrugada de ontem, dia 28 de dezembro, foi um dos assuntos mais comentados do dia e rendeu asas à imaginação de muita gente. No início foi denominado pela maioria como uma chuva de meteoros.

Ainda na manhã de domingo, o jornal Correio do Estado publicou reportagem informando que tratava-se, na verdade, de lixo espacial, provavelmente pedaço de um foguete, fato que se confirmou horas depois, quando uma foto de um objeto gigante que caiu em um sítio no perímetro urbano de Santa Rita do Pardo, começou a circular nas redes sociais. Segundo um morador, o objeto mede cerca de 1,60m e o material seria algo similar a fibra de vidro.

Ainda na noite de ontem, estudiosos de astronomia, integrantes do grupo Rede Brasileira de Observação de Meteoros (Brazilian Meteor Observation Network – Bramon), publicaram no Facebook identificando o objeto preto que caiu em Mato Grosso do Sul como sendo um tanque de xenônio (combustível para dar impulso) ao foguete Falcon 9 1.1(NORAD 40142).

Conforme os especialistas no assunto, a reentrada (termo utilizado quando um objeto que foi lançado para o espaço retorna para a Terra) do foguete estava prevista. Uma câmera allsky (MASCOT) instalada em Cerro Paranal, no Chile, também capturou imagens do objeto.

O grupo montou um mapa baseado em relatos do objeto cruzando o céu mostrando a trajetória do tanque, que atravessou o Chile, passou por parte da Argentina, cruzou o Paraguai, entrou no céu de Mato Grosso do Sul e caiu em Santa Rita do Pardo, ao leste do Estado.

O foguete foi lançado em 7 de setembro de 2014 para colocar em órbita o satélite ASIASAT-6, da empresa Space X.

Deixe seu Comentário

Leia Também

ECONOMIA

Brasil registra mais de 306 mil empregos formais em fevereiro

GESTÃO PÚBLICA

Semana Santa: confira o 'abre e fecha' dos serviços públicos de Mato Grosso do Sul

ECONOMIA

Audiência na Câmara discute transferência das loterias federais para subsidiária da Caixa Econômica

ECONOMIA

Vendas do Tesouro Direto caem 16,7% em fevereiro