quinta, 02 de maio de 2024

Osquestra Indígena Paraguaçu é atração de sábado em Paranhos

Osquestra Indígena Paraguaçu é atração de sábado em Paranhos

30 maio 2012 - 16h57
Campograndenews

A Orquestra Indígena Paraguaçu irá se apresentar no próximo sábado (2) às 9 horas na aldeia, em Paranhos, cidade distante 469 quilômetros de Campo Grande. Uma aula inaugural de música abre o projeto, que reunirá 30 alunos da etnia Guarani Kaiowá.

O projeto foi proposto pelo professor de música Jorge Ibrahim D’avalos Corrêa e prevê oficinas de flauta, viola, violino e violoncelo aos sábados pela manhã e nos feriados para os jovens da aldeia, que formarão a Orquestra Indígena Paraguaçu.

Segundo o professor, os jovens da aldeia – que fica a cerca de 35 quilômetros de Paranhos – já demonstravam grande talento musical em visitas anteriores. O que faltava, segundo ele, era apenas o direcionamento teórico.

“Eles tem talento, um dom para a música que percebi em diversas ocasiões. Nas oficinas espero encaminhar este talento, explorar o que eles têm de bom e ampliar o conhecimento musical, que se traduz diretamente em melhora na educação, como já provaram diferentes pesquisas”, explica.

O projeto financiado pelo Fundo de Investimentos Culturais nasceu com o objetivo de abrir novas possibilidades de difusão da música de concerto e conta com a parceria da Banda Municipal de Paranhos. Serão realizadas oficinas de teoria musical, técnica de instrumento de sopro e técnicas de instrumentos sinfônicos.

No fim do ano duas apresentações da Orquestra Indígena Paraguaçu marcam a concretização do projeto. A primeira será realizada para os pais, familiares e amigos dos alunos. A segunda será aberta ao público em geral, com entrada franca.

No repertório estarão clássicos da música erudita e também da Música Popular Brasileira, que serão estudados ao longo dos próximos meses. As aulas acontecerão aos sábados, sempre no período matutino.

Deixe seu Comentário

Leia Também

ESPORTES

Rádio Nacional transmite disputa da Copa do Brasil nesta quarta-feira

BRASIL

Pacheco anuncia sessão para debater dívidas dos municípios e desoneração

SAÚDE

Vacinação contra gripe é ampliada para público acima de 6 meses

GERAL

Aposentados seguem no mercado de trabalho para complementar renda