sexta, 26 de abril de 2024
MEIO AMBIENTE

PMA captura arara-azul suspeita de estar ferida em aldeia no município e investiga possível doença

20 maio 2022 - 09h00Por PM-MS

Indígenas da aldeia Passarinho, localizada a 2 km da cidade, telefonaram à Polícia Militar Ambiental de Miranda ontem (19) à tarde, informando que um animal silvestre da espécie Anodorhynchus hyacinthinus (Arara-azul-grande) encontrava-se ferido, possivelmente baleado, nas proximidades da aldeia. Eles afirmavam que a ave aparentava estar com problemas para voar e com dificuldades de movimento.

Os Policiais Militares Ambientais foram ao local rapidamente e capturaram a ave, que estava em uma árvore. A médica veterinária da PMA Débora Nogueira da Silva examinou a arara e não encontrou ferimentos e, como a ave estava um pouco letárgica, suspeitou que pode haver alguma doença.

Como a arara estava com uma anilha do Projeto Arara Azul, a PMA fez contato e, por enquanto, optou-se por realizar exames para verificação de algum possível problema de saúde, no sentido de evitar devolvê-la à natureza com possibilidade de o animal estar afetado por algum vírus ou bactéria e passar para os outros.

Depois de realizados exames e se verificar que a ave não tem nenhum ferimento interno, ou algum tipo de doença, ela será devolvida ao seu habitat.

O instituto Arara Azul já está verificando o histórico de vida do animal, desde a instalação da anilha de monitoramento.

Deixe seu Comentário

Leia Também

CONSUMIDOR

Projeto prevê interrupção imediata de cobrança de serviço não prestado sem motivo

EDUCAÇÃO

Convocação de lista de espera do Fies é prorrogada até 17 de maio

TRABALHO, PREVIDÊNCIA E ASSISTÊNCIA

Projeto aumenta valor de benefício pago a pessoa com deficiência que trabalha

JUSTIÇA

STF tem placar de 3 a 0 para manter derrubada da desoneração da folha