segunda, 29 de abril de 2024
NOTÍCIAS

Presidente do STF e do CNJ visita tribunais em Mato Grosso do Sul

13 fevereiro 2020 - 13h30Por TJMS
O Presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Dias Toffoli, estará em Campo Grande na próxima sexta-feira (14) visitando órgãos do Poder Judiciário. O encontro é realizado com dirigentes dos tribunais das áreas estadual, trabalhista, eleitoral e federal.
 
Pela manhã, ele será recebido pelo Presidente do Tribunal de Justiça de MS, Des. Paschoal Carmello Leandro, irá conhecer as instalações e seguem juntos para a solenidade de entrega da reforma da Escola Estadual Lino Villachá, no bairro Nova Lima. 
 
À tarde, o ministro vai ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE/MS), ao Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF/SP-MS) e, concluindo as visitas institucionais, ao Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região (TRT/MS).
 
A viagem a Mato Grosso do Sul é uma iniciativa do ministro que percorrerá todas as capitais do país no intuito de promover o diálogo com magistrados e ampliar a integração do Poder Judiciário. Este ano, Dias Toffoli já visitou tribunais em Sergipe e Pernambuco. Mato Grosso do Sul é o 17º Estado a receber a visita.
 
Poder Judiciário em ação - Dias Toffoli vai conhecer dois projetos sociais desenvolvidos pelo TJMS e pelo TRT/MS. A Escola Estadual Lino Villachá foi selecionada pelo Poder Judiciário e passou por uma reforma completa no final do ano passado. 
 
O projeto “Pintando e Revitalizando a Educação com Liberdade” é executado e custeado por presos de Campo Grande e já reformou 11 escolas, por meio de uma parceria entre o TJMS e o Governo do Estado. O juiz idealizador, Albino Coimbra Neto, da 2ª Vara de Execução Penal (VEP), explica que o local foi escolhido porque um grupo de alunos do ensino médio produziu um documentário retratando o projeto do Poder Judiciário de MS e, inclusive, venceu o "Festival Nacional Cineastas 360º", ganhando destaque nacional.
 
O valor total para a execução da reforma, que abrange 9.721 m², foi de R$ 398.500,00, dinheiro arrecadado com o desconto de 10% dos salários dos presos que trabalham via convênio em Campo Grande. O único gasto público é o pagamento de um salário-mínimo por mês para cada preso, sob responsabilidade da Secretaria de Educação. 
 
A obra contemplou a reestruturação completa da instituição, desde a parte hidráulica, elétrica, calçamento, revestimento, colocação de pias, forro de PVC, serviços de serralheria, pintura e paisagismo. 
 
Com recursos de indenizações trabalhistas, a escola também ganhou uma nova biblioteca e sala dos professores. O dinheiro para a reforma dos dois ambientes, cerca de R$ 100 mil, foi destinado pelo TRT/MS que também doou 37 aparelhos de ar condicionado, climatizando todas as dependências da Lino Villachá. 
 
A reforma dos 28 m² contou com piso e pintura novos, forro de gesso, pontos elétricos para iluminação embutida e móveis projetados sob medida. Um espaço de leitura com pufes e adesivagem foi criado na biblioteca para incentivar os alunos a lerem. O espaço também ganhou um mural com fotos antigas para contar a história da escola. 
 
Na volta às aulas, no dia 19 de fevereiro, os 1.110 alunos - matriculados do 4º ano do ensino fundamental até o 3º ano do ensino médio e profissionalizante - encontrarão um ambiente propício para o aprendizado. 
 
“A escola vai completar 35 anos no dia 7 de março e tinha problemas de infraestrutura. Quando chovia alagava porque não tinha escoamento e os ralos estavam entupidos. Além disso, o local parecia um presídio. Agora as grades das salas foram retiradas, derrubamos o muro da fachada, a escola ganhou pintura e iluminação novas”, comemora o diretor Olívio Mangolim.
 
Informações para a Imprensa - O ministro Dias Toffoli fará um pronunciamento para a imprensa local durante a cerimônia de inauguração da reforma da Escola Estadual Lino Villachá, marcada para as 11 horas do dia 14 de fevereiro.
 
Estarão presentes, acompanhando o ministro, o Des. Carlos Vieira Von Adamek, Secretário-geral do CNJ; juiz Luiz Geraldo Sant'Ana Lanfredi, Diretor do DMF/CNJ; Márcio Boscaro, juiz auxiliar da Presidência STF; juíza Renata Gil, Presidente da AMB; juiz federal Fernando Mendes, Presidente da Ajufe; Daiane Nogueira de Lira, Secretária-geral STF; Bárbara Nogueira da Silva, assessora de Comunicação da Presidência STF; Célia Regina Gonçalves, assessora-chefe de Cerimonial STF; Marcelo Ribeiro Pires, coordenador de segurança institucional CNJ. 

Deixe seu Comentário

Leia Também

POLÍTICA

Prazo para tirar título eleitoral termina em 8 de maio

ECONOMIA

Governo vai insistir em Programa Juros por Educação, diz Tesouro

SAÚDE

Comissão aprova projeto que garante tratamento de dependentes químicos presos

GERAL

Concurso selecionará profissionais de TI para contrato temporário