Saúde confirma 8º caso de chikungunya em Mato Grosso do Sul
Saúde confirma 8º caso de chikungunya em Mato Grosso do Sul
20 novembro 2015 - 08h45Por G1A Secretaria de Estado de Saúde (SES) de Mato Grosso do Sul confirmou o 8º caso de febre chikungunya em 2015. Conforme o boletim epidemiológico divulgado nesta quinta-feira (19), o paciente é de Dourados, mas contraiu a doença na Bahia.
À TV Morena, a Vigilância Epidemiológica de Dourados informou que o paciente esteve um julho no estado do Nordeste, mas os exames só confirmaram a doença nesta semana.
Outros 116 casos foram notificados em 2015 em todo o estado. Campo Grande tem 61 registros, Corumbá tem 18 notificações e Aparecida do Taboado, Aquidauana, Aral Moreira, Maracaju e Paranhos tem quatro registros cada.
Casos
O primeiro caso confirmado pela secretaria foi confirmado em julho. Um feirante de 47 anos de Corumbá começou a apresentar alguns sintomas da doença no dia 13 de junho.
Em setembro, cinco casos foram confirmados. Desses, quatro eram de integrantes da família do feirante. O quinto caso é também de um morador de Corumbá.
O outro caso confirmado foi em Campo Grande. Uma mulher que apresentou os sintomas em novembro de 2014. Mas o exame de confirmação ficou pronto apenas no início do ano foi importado da Colômbia. Então, não é considerado deste ano, embora tenha constado apenas no boletim do último mês de julho.