sexta, 10 de maio de 2024
LITERATURA

Padre de Ponta Porã ganha Prêmio José de Alencar com obra de romance inédito

28 setembro 2017 - 16h22



O professor doutor e acadêmico Celso Kallarrari acaba de ganhar o Prêmio José de Alencar, uma das categorias do Concurso Internacional de Literatura da UBE-RJ, edição 2017, com o romance inédito "Desgrandeza". Já o poeta e jornalista Almir Zarfeg recebeu uma menção honrosa, na categoria Poesia, pelo livro inédito "Últimos & Derradeiros".

"Estou muito feliz por receber esse prêmio. Ele é muito significativo para mim, porque significa o reconhecimento do nosso trabalho, uma indicativa de que o que a gente está fazendo tem algum sentido e isso muito nos motiva a continuar escrevendo", comemorou Kallarrari, que ocupa a Cadeira 4 da Academia Teixeirense de Letras (ATL), da qual é também tesoureiro.

Ele acrescentou: "Também estou feliz porque os originais passaram pela leitura de profissionais UBE-RJ, escritores e professores acadêmicos, envolvidos na discussão literária, de modo que buscam julgar uma obra literária pela ótica da ampliação do imaginário, pela capacidade de impressão e expressão e pela visão crítica do real".

Pela conquista relevante, o escritor será homenageado pela ATL no evento solene final de 2017 marcado para o dia 2 de dezembro, a partir das 19h, no auditório da Câmara Municipal de Teixeira de Freitas.

Lucia Facco, doutora em Literatura Brasileira, fez o seguinte comentário acerca de Kallarrari e seu romance "Desgrandeza": "O autor faz um trabalho magnífico com a linguagem, pois mostra a mais improvável e proibida história de amor em um terrível cenário, que é o período mais negro da história brasileira: os anos de chumbo da ditadura militar".

Ela concluiu afirmando que há "um jogo psicológico que nos é apresentado através de uma escrita bem feita, minuciosamente cuidada, instigante e envolvente. A história não é narrada da convencional maneira linear. Apesar disso, apresenta uma escrita sofisticada, enxuta, o que permite identificar uma sequência, espacial e temporal, lógica no enredo".

"Parabéns para nós pelo destaque neste e em outros certames literários relevantes e, sobretudo, por representarmos os artistas da palavra em Teixeira e região na ATL", pontuou Zarfeg, que presidente a instituição literocultural.

Celso Kallarrari é natural de Ponta Porã, viveu sua infância na Vila Áurea.

Deixe seu Comentário

Leia Também

JUSTIÇA

Pela primeira vez, TSE tem duas ministras negras em sessão plenária

CIDADE E TRANSPORTES

Comissão aprova projeto que exige detector de monóxido de carbono em imóvel com equipamento a gás

DIREITOS HUMANOS

Comissão aprova projeto que prevê recursos do Esporte para ressocialização de adolescentes

SEGURANÇA

Com monitoramento 24h por dia, Governo de MS coloca centro integrado de segurança viária em funcion