segunda, 29 de abril de 2024
SAÚDE

Comissão aprova projeto que obriga informar a acompanhantes os direitos de crianças internadas 

23 outubro 2023 - 16h30Por Agência Câmara de Notícias

A Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que obriga dirigentes de hospitais públicos e privados que prestem atendimento a crianças e adolescentes a afixar, em local visível e de fácil acesso, a relação dos direitos desses pacientes e de seus pais e acompanhantes.

Além disso, no momento da internação, deverá ser entregue ao acompanhante, em formato físico ou digital, documento que elenque todos esses direitos, como:

ser acompanhado por sua mãe, pai ou responsável, durante todo o período de sua hospitalização, bem como receber visitas;

ser informado de seu diagnóstico e tratamento conforme sua capacidade cognitiva;

receber acompanhamento psicológico;

ter acesso a alguma forma de recreação e de acompanhamento do currículo escolar.

O dirigente que não cumprir a lei será punido com multa entre R$ 3 mil e R$ 20 mil, valor que pode ser dobrado em caso de reincidência. A proposta altera o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

A relatora, deputada Laura Carneiro (PSD-RJ), recomendou a aprovação de substitutivo ao PL 872/19, da ex-deputada Edna Henrique (PB). "O desconhecimento e a falta de incorporação dos direitos à prática hospitalar levam crianças, adolescentes e suas famílias a situações de dor e sofrimento desnecessárias", afirma Laura Carneiro.

Tramitação
O projeto, que tramita em caráter conclusivo, ainda será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Deixe seu Comentário

Leia Também

EDUCAÇÃO

Inscrições para o Encceja começam nesta segunda-feira

DOURADOS

Grupo deu 'bebida com remédio' e roubou dinheiro antes de matar idoso

DOURADOS

Jovem que teve carro queimado em tentativa de fuga é liberado após pagar fiança

INFRAESTRUTURA

Para fortalecer logística, Governo de MS realiza obra em importante estrada de Coxim