segunda, 29 de abril de 2024
TURN OFF

Operação apura fraudes em licitação e cumpre mandados em cinco cidades de MS

29 novembro 2023 - 13h30Por Dourados News

Operação Turn Off desencadeada nesta quarta-feira (29/11) investiga suspeita de fraudes em processos licitatórios envolvendo empresas de saúde e educação com o poder público em anos anteriores. 

São cumpridos oito mandados de prisão preventiva e 35 mandados de busca e apreensão nos municípios de Campo Grande, Maracaju, Itaporã, Rochedo e Corguinho

De acordo com o MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) a investigação, conduzida pelo GECOC (Grupo Especial de Combate à Corrupção), constatou a existência de organização voltada à prática dos crimes de corrupção ativa e passiva, peculato, fraude em licitações/contratos públicos e lavagem de dinheiro.

"Em resumo, a organização criminosa atua fraudando licitações públicas que possuem como objeto a aquisição de bens e serviços em geral, destacando-se a aquisição de aparelhos de ar-condicionado pela Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul (SED/MS), a locação de equipamentos médicos hospitalares e elaboração de laudos pela Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul (SES/MS), a aquisição de materiais e produtos hospitalares para pacientes da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Campo Grande, dentre outros, havendo, nesse contexto, o pagamento de vantagens financeiras indevidas (propina) a vários agentes públicos", diz em nota o MPMS.

Os contratos já identificados e objetos da investigação ultrapassam R$ 68 milhões. Entre os alvos, há pessoas nomeadas no poder público estadual e que faziam parte da gestão anterior. 

Ainda de acordo com o Ministério Público, durante os trabalhos, o GECOC valeu-se de provas obtidas na Operação Parasita, deflagrada no dia 7 de dezembro do ano passado, compartilhadas judicialmente.

A operação contou com o apoio do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado) e do Batalhão de Choque e da Força Tática da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso do Sul.

O nome

Turn Off, termo que dá nome à operação, traduz-se da língua inglesa como ‘desligar’, foi originado do primeiro grande esquema descoberto na investigação, relativo à aquisição de aparelhos de ar-condicionado, e decorre da ideia de ‘desligar’ (fazer cessar) as atividades ilícitas da organização criminosa investigada.

Deixe seu Comentário

Leia Também

OPORTUNIDADE

Funtrab promove Feirão de quatro dias na Semana do Trabalhador

EDUCAÇÃO

Inscrições para o Encceja começam nesta segunda-feira

DOURADOS

Grupo deu 'bebida com remédio' e roubou dinheiro antes de matar idoso

DOURADOS

Jovem que teve carro queimado em tentativa de fuga é liberado após pagar fiança