sexta, 10 de maio de 2024
IAGRO

Vacinação contra febre aftosa tem índice vacinal superior 99,6% em novembro e atinge novo recorde

11 janeiro 2022 - 13h00Por Portal Governo MS

A Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), apresenta o resultado da campanha de vacinação contra a febre aftosa que iniciou em 1º e encerrou dia 30 de novembro para as regiões do planalto e para os optantes do pantanal, que encerrou dia 15 de dezembro.

O índice de vacinação alcançou a marca de 99,62% de animais previstos para a etapa e apresenta um aumento de 0,19% de animais vacinados se comparado à etapa de novembro de 2020. No total, foram vacinados 9.119.303 animais, entre bovinos e bubalinos.

Destacamos que nosso Estado, considerando nossas características geográficas e as fronteiras com a Bolívia e o Paraguai, comprova todos os anos que está preparado para cuidar de nosso patrimônio pecuário e que não precisou prorrogar o prazo de vacinação como ocorreu em 14 estados, por falta de vacina nas revendas, conforme autorização do Ministério da Agricultura (Mapa).

O Diretor Presidente da Iagro, Daniel Ingold, avalia que os resultados já são esperados a cada ano, haja vista o envolvimento dos produtores rurais e de toda cadeia produtiva da carne, que compreendem a importância em manter a sanidade do seu rebanho como pré-requisito para a elevação do status sanitário através da retirada da vacinação prevista para este ano em Mato Grosso do Sul.

MS caminha rumo à retirada da vacina, buscando o reconhecimento internacional da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) de área livre sem vacinação. Para tanto, segue as diretrizes do Plano Estratégico do Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa (PNEFA), do Ministério da Agricultura.

Deixe seu Comentário

Leia Também

AGROPECUÁRIA

Aprovada proposta que cria programa de incentivo para tecnologias inovadoras no setor agrícola

MATO GROSSO DO SUL

Quatro são presos circulando mais de R$ 6 mil em modas falsas

TRABALHO, PREVIDÊNCIA E ASSISTÊNCIA

Comissão aprova projeto que enquadra como segurado especial produtor rural com alta produtividade

EDUCAÇÃO

Inscrições gratuitas do Encceja 2024 terminam hoje