terça, 23 de julho de 2024
SAÚDE

Com foco na saúde integral do homem, SES promove Seminário Novembro Azul

06 novembro 2023 - 11h00Por Agência de Notícias de MS

O mês de novembro é dedicado à conscientização e prevenção do câncer de próstata e à saúde do homem como um todo. Neste sentido, a SES (Secretaria de Estado de Saúde), por meio da gerência da Saúde do Homem, realiza nesta segunda-feira (6) o Seminário Novembro Azul, na Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), em Campo Grande. 

Conforme a gerente da Saúde do Homem da SES, Fernanda Lamera, o seminário é uma maneira de fortalecer os relacionamentos já existentes, reforçando a importância da saúde do homem como um todo e não somente no Novembro Azul, mas durante todo o ano.

“Aproveitamos esse momento para sensibilizar a população masculina, gestores, profissionais de saúde e a sociedade, quanto ao autocuidado e cuidado integral, considerando os fatores socioculturais relacionados à masculinidade, que repercutem sobre as condições de saúde dessa população”.

O evento contará com a participação dos coordenadores da saúde do homem dos municípios, maternidade, instituições de ensinos entre outros órgãos da sociedade. O seminário abordará temas relevantes para a saúde masculina como a importância da prática regular de exercícios físicos, alimentação balanceada e o combate ao sedentarismo que, além de auxiliar na prevenção de doenças, promove bem-estar e qualidade de vida, entre outros assuntos.

Confira a programação:

  • 8 horas – Abertura
  • Palestra: Saúde do homem e longevidade – Dr. João Juveniz
  • Palestra: Homens par um novo mundo – Dr. Eduardo Gomes de Araújo
  • Palestra: Hormônios no cenário masculino – Dra. Ana Carolina Wanderley Xavier

Intervalo para almoço

  • 13 horas – Palestra: Uso da Cartilha de serviços da APS com recorte para sobrepeso e obesidade para a saúde do homem – Dra. Inara Pereira da Cunha e Débora Sodré Gonçalves Carneiro
  • Palestra: A importância da prevenção nas doenças cardiovasculares – Dr. Gustavo Anzolin Barreiros
  • Palestra: Política da Saúde do Homem – Fernanda Lamera
  • Palestra: Prevenção contra acidentes de trânsito – PRF Lucas Neto.

Novembro Azul

Novembro Azul é o nome dado ao movimento internacional criado para a conscientização do câncer de próstata e alertar os homens da importância do diagnóstico precoce. Criado em 2003, o mês de novembro foi escolhido devido ao Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, celebrado no dia 17 de novembro.

No entanto, para o Ministério da Saúde a campanha Novembro Azul é uma oportunidade para, ao longo do mês, trabalhar a saúde do homem como um todo, reforçando a importância dos cuidados, prevenção do câncer de próstata e doenças em geral e incentivando os homens a buscarem atendimento nas Unidades Básicas de Saúde, porta de entrada do SUS (Sistema Único de Saúde).

Deixe seu Comentário

Leia Também

Início de operação da fábrica de Ribas do Rio Pardo consolida MS como vale da celulose

ECONOMIA

Mercado voluntário de carbono no Brasil recua em 2023

Dados são do Observatório de Bioeconomia da FGV

BRASIL

Conab recebe mais R$ 115 milhões para apoio à comercialização da agricultura familiar

DIREITOS HUMANOS

Cimi: políticas públicas ainda não frearam violência contra indígenas

Relatório cita fortalecimento e retomada de ações de fiscalização