sábado, 02 de dezembro de 2023
SAÚDE

Comissão discute ocorrência e tratamento do câncer de próstata no Brasil

06 novembro 2023 - 16h00Por Agência Câmara de Notícias

A comissão especial da Câmara dos Deputados que acompanha o combate ao câncer no Brasil debate na quarta-feira (8) a ocorrência dessa doença na próstata. "Esse é o segundo tipo de câncer mais incidente nos homens e causa a morte de quase 30% da população que desenvolve a doença", informa o deputado Weliton Prado (Solidariedade-MG), que pediu a realização da audiência.

O Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima que serão diagnosticados quase 72 mil novos casos de câncer de próstata no Brasil no triênio de 2023 a 2025. "Os números são assustadores já que, no Brasil, um homem morre a cada 34 minutos devido ao câncer de próstata", afirma Prado.

Ele lembra que, apesar de 90% dos casos detectados nas fases iniciais terem chances de cura, 52% dos casos são identificados nas fases mais graves. "O diagnóstico precoce encontra grande dificuldade especialmente com o preconceito e o machismo que ainda impedem o homem de procurar os serviços de saúde regularmente e realizar exames preventivos."

Cirurgia robótica
Sobre o tratamento, Prado quer discutir a adoção da cirurgia robótica, procedimento tecnológico de ponta, minimamente invasivo, que propicia maior nitidez, precisão e menor tempo de internação.

O deputado é autor do Projeto de Lei 4581/21, que garante aos pacientes com câncer de próstata o direito à cirurgia robótica pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A audiência será realizada a partir das 14h30, no plenário 6.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

SAÚDE

Anvisa aprova consulta pública sobre proibição de cigarro eletrônico

INTERNACIONAL

Brasil apresenta na COP proposta para manter florestas tropicais em pé

ECONOMIA

Petrobras recebe autorização para mudar estatuto social

ECONOMIA

Consumo do brasileiro cresceu 2,89% em outubro, aponta Abras