domingo, 19 de maio de 2024

Correios instala Agências Comunitárias nas aldeias Jaguapiru e Bororó em Dourados

05 julho 2012 - 09h37Por Assessoria
Os Correios inauguram nesta sexta-feira, 06, as Agências Comunitárias Jaguapiru e Bororó, em Dourados. Os dois novos pontos de atendimento tem algo de inédito: são as duas primeiras agências dos Correios a funcionar no interior de comunidades/reservas indígenas.

Com a implantação dessas Agências, a população indígena Jaguapiru-Bororó terá à disposição os serviços postais dos Correios para envio e recebimento de cartas e encomendas, telegramas, aerogramas e venda de selos. Somadas, as aldeias indígenas Jaguapiru e Bororó têm cerca de 14 mil habitantes, número que é superior à população de 33 dos 79 municípios de Mato Grosso do Sul.

Parceria e Cidadania - A instalação das Agências Comunitárias é uma parceria entre as representações indígenas, a Fundação Nacional do Índio – Funai, a Prefeitura de Dourados, por meio de sua Procuradoria, o Ministério Público Federal - MPF e os Correios.

As AGC são a forma como os Correios se fazem presentes em localidades com menos de 500 habitantes e nos distritos de municípios, e agora, também nessas aldeias indígenas. Pelo modelo de parceria, as prefeituras cedem o espaço físico e um funcionário para realizar os serviços de atendimento. No caso das Agências Comunitárias Jaguapiru-Bororó, serão os próprios indígenas que farão a entrega das correspondências.

A ação inédita dos Correios “junta-se à oferta de saúde e educação públicas e promove dignidade e cidadania aos povos indígenas, por meio da inclusão postal”, ponderou João Rocha, diretor regional dos Correios em Mato Grosso do Sul. “Futuramente esperamos que também se concretize a inclusão bancária, com a transformação em médio prazo destas AGCs em unidades próprias de atendimento com Banco Postal, no interior das aldeias”, completou.

Deixe seu Comentário

Leia Também

SAÚDE

SES abre consulta pública para validação da Linha de Cuidado da Pessoa com Sobrepeso e Obesidade

TEMPO

Segunda-feira tem manhã mais fresca e tarde amena

MS

Semana de Combate ao Assédio e à Discriminação do TJMS inicia na próxima segunda (13)

GERAL

Pesquisadoras falam dos desafios de conciliar maternidade com estudos